Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-1987) – Amplificar

Tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma (1984-1987)

Resumo

Esta tese investiga do uso das tecnologias eletrônicas no Projeto Prisma, desenvolvido entre 1984 e 1987 por um grupo de músicos e profissionais técnicos liderados pelo tecladista César Camargo Mariano para produzir música popular brasileira instrumental com sintetizadores e tecnologias MIDI, sob diferentes perspectivas. Apresenta um histórico do projeto, discutindo a música brasileira instrumental e as possíveis situações de desestabilização no repertório do grupo através da inserção de sons eletrônicos. Analisa uma seleção de temas cuja audição evidencia peculiaridades decorrentes do uso das ferramentas eletrônicas, por intermédio da escuta e da visualização de imagens de softwares de análise sonora, focalizando os fonogramas enquanto partitura. A partir de fotografias e filmagens dos espetáculos, aborda a influência das tecnologias eletrônicas na performance do Prisma, contrapondo a execução de instrumentos musicais em tempo real e o controle de execuções automatizadas com intermédio de dispositivos sequenciadores no planejamento cênico. Considerando os aspectos gerais da performance e caracterizando dois modelos específicos adotados por músicos eletrônicos influentes no início dos anos 80, discute o papel das máquinas e dos instrumentistas nas apresentações do grupo.

This doctorate dissertation investigates the use of electronic technologies in the Prisma Project, a musical enterprise held between 1984 and 1987 by a group of musicians and technicians led by keyboardist César Camargo Mariano with the main purpose of recording and performing instrumental Brazilian music with synthesizers and MIDI technologies, under varied perspectives. Presents the history of the project, discussing instrumental Brazilian popular music as a stable musical tradition and possibilities of destabilization due to the insertion of electronic sounds. Analyzes a selection of themes whose listening reflects peculiarities resulting from the use of electronic tools, through listening and sound analysis software image visualization, focusing on their respective recordings as ultimate and complete scores. From photographs and motion pictures, it approaches the influence of electronic technologies on live performance in Prisma, counterposing the act of playing musical instruments in real time to controlling automatic performances with the help of sequencers on stagecraft. Considering the general aspects of performance and defining two specific models adopted by influent electronic musicians in the early eighties, it discusses the roles of machines and musicians in the concerts of the group.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.