O virtuosismo e o “swing” revelados na Revisão Fonográfica de Flor da Noite e Modinha & Baião de Radamés Gnattali – Amplificar

O virtuosismo e o “swing” revelados na Revisão Fonográfica de Flor da Noite e Modinha & Baião de Radamés Gnattali

Resumo

Esta tese investigou a relevância da Análise Aural, parte da revisão fonográfica, das peças Flor da Noite e Modinha & Baião para violoncelo e piano de Radamés Gnattali, gravadas pelo autor-intérprete em Duo com Iberê Gomes Grosso no LP do selo Festa (LDR-5028) intitulado Villa-Lobos e Radamés Gnattali [1958-1964]. O objetivo principal do estudo foi revelar características da interpretação do autor-intérprete visando futuras performances de sua obra. Utilizou-se a Pesquisa Experimental do tipo Ex Post Facto, de acordo com Gil (2008), para gerar a criação de um modelo de análise aural, baseado na Gestão do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), a partir da escuta das gravações do próprio compositor-intérprete comparadas com suas partituras autógrafas. Para as análises aurais, tomou-se como base o pensamento e o guia pontual de interpretação pianística de Artur Schnabel (WOLFF, 1972). A questão investigada nesta tese foi se a aplicação da análise aural, parte da revisão fonográfica, é uma ferramenta para revelar características não escritas pelo compositor-intérprete em suas partituras autógrafas. Outras hipóteses foram examinadas, por exemplo, se a revisão fonográfica poderia ser utilizada para o refinamento da expressão musical artística de intérpretes. Como resultado, constatou-se através da análise aural minudenciada da interpretação, revisão fonográfica, que o compositor, em suas execuções, não se ateve à própria escrita, tomando liberdades de andamento, de articulação das frases e de dinâmica não indicadas na partitura. Em síntese, a revisão fonográfica revelou o virtuosismo e o “swing”, como características da performance de Gnattali. A partir das peças escolhidas para análise aural, concluiu-se que a revisão fonográfica é um importante auxílio para a compreensão e execução das obras desse autor-intérprete; e que pode ser usada como ferramenta de trabalho nas práticas interpretativas extensivas à obra de outros compositores.

This study investigated the relevance of aural interpretation analysis model - part of reviewing recorded music of Radamés Gnattali´s pieces Flor da Noite and Modinha & Baião for Cello and Piano recorded by the author-performer in Duo with Iberê Gomes Grosso in the LP Seal Party (LDR-5028) titled Villa-Lobos and Radamés Gnattali [1958-1964]. The main objective of the study was to reveal features of the interpretation of the author-performer aiming future performances of his work. We used the Experimental Research of the type Ex Post Facto according to Gil (2008) to generate the creation of an aural analysis model from listening to the recordings of the composer-performer compared with their scores autograph, using the concept of Knowledge Management of Nonaka e Takeuchi (1997). For aural analysis approfondly aural analysis model interpretation was taken as the basis of thought and punctual tab piano performance of Artur Schnabel (WOLFF, 1972). The question was investigated whether the application of aural interpretation analysis model, recording part of the review, is a tool to reveal features not written by composer-performer in his handwritten scores. Other hypotheses were examined, such as the recording revision could be used for the refinement of artistic musical expression by interpreters. As a result it was found through, review music, the composer, in his plays, not played to writing itself, taking liberties, tempo, articulation and dynamics of phrases, not indicated in the score. In summary, the review revealed the virtuosity and swing, as the performance characteristics of Gnattali. From the pieces chosen for the analysis model concluded that the revision recording is an important aid to understanding and execution of the works of this author, performer, and that can be used as a tool in the interpretative practices extend to the work of other composers.

Cette étude a examiné la pertinence de l'analyse auditive, une partie de la révision de la musique enregistré. Le morceaux étaient: Flor da Noite et Modinha & Baião pour violoncelle et piano de Radamés Gnattali, jouées par le compositeur sur le disque en Duo avec le violoncelliste Iberê Gomes Grosso dans le LP (LDR-5028) intitulée Villa-Lobos et Radamés Gnattali [1958-1964]. L'objectif principal de l'étude était de révéler les caractéristiques de l'interprétation de l'auteur-instrumentiste visant performances futures de ses morceaux. Nous avons utilisé la recherche expérimentale de type Ex Post Facto selon Gil (2008) pour générer la création d'un modèle d'analyse auditive, avec le conception de Gestion de la connaissance de Nonaka e Takeuchi (1997). Pour l'analyse auditive la recherche, Nous avons utilisé la pensée d'Artur Schnabel (WOLFF, 1972). La question de recherche abordée était la suivante: Si l'application de le model de l'analyse auditive, cadre de l'examen, est un outil pour révéler des fonctionnalités non écrites par le compositeur dans ses partitions manuscrites. D'autres hypothèses ont été examinées, pour exemple: telles que le revision de l'enregistrement pourrait être utilisé pour le raffinement de l'expression artistique. En conséquence, il a été trouvé par l'analyse, que, la interprétation de cette compositeur par lui meme, est pleine des libertés de jouer: le tempo, l'articulation et la dynamique. En résumé, l'examen a révélé que la virtuosité et le swing sont les caractéristiques de l'écriture et la performance de ce compositeur, donc, d'jouer des oeuvres d'Gnattali. Des morceaux retenus pour l'analyse auditive a conclu que l'analyse de disque et l'enregistrement révision est une aide importante à la compréhension et à la interpretation des morceaux de cet auteur, interprète, et qui peut être utilisé comme un outil dans des pratiques musicales. Peux aussi étendre cette travail en autres compositeurs.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.