O corpo-sujeito numa proposta sensível de ensino do canto: sensibilidade, criatividade e ludicidade na formação do cantor/artista – Amplificar

O corpo-sujeito numa proposta sensível de ensino do canto: sensibilidade, criatividade e ludicidade na formação do cantor/artista

Resumo

Esta tese busca estruturar uma proposta de ensino do canto por meio de uma fundamentação teórica que parte do pressuposto de que, deferentemente do músico instrumentista, que se expressa através de um instrumento objeto, no caso do cantor é o próprio corpo o seu instrumento, e como tal, um instrumento-sujeito, reafirmando o conceito de corpo-sujeito, fenomenológico e requerendo do professor a visão de um instrumento complexo. Faz uma crítica ao ensino tradicional do canto que se dá na perspectiva mecanicista – realizando os exercícios com repetições mecânicas – para propor um entendimento dos porquês das dificuldades do aluno/cantor em desenvolver satisfatoriamente o seu potencial vocal e artístico acatando a dupla condição de ser do corpo como estrutura sensível e racional, biológica e cultural. Valoriza a história de vida do aluno/cantor e considera o corpo com suas experiências cotidianas como campo de pesquisa, enxergando-as dotadas de sentido para resultar na experiência estética. O arcabouço teórico que respalda este trabalho reúne pensadores da filosofia, educação, arte e, ainda, da técnica vocal e da biologia da cognição. É caracterizada metodologicamente como uma pesquisa qualitativa descritiva com ênfase etnofenomenológica; expõe relatos dos alunos/cantores enquanto sujeitos participantes da pesquisa, com suas análises em diálogo com as ideias e os conceitos dos autores, tendo cinco saberes como categorias de estruturação e interpretação: saber sentir, saber pensar, saber criar, saber brincar e saber humanescer. Assim sendo, acata um processo de ensino do canto dentro de uma abordagem pedagógica vivencial humanescente, integrada e plena, tendo como foco a formação do aluno/cantor como um artista. A tese aponta para a especificidade de que no caso do cantor instrumento e instrumentista se fundem, formando uma unidade resultante da união da expressão com o expresso caracterizando a necessidade de um olhar sensível, criativo e lúdico do ensino para resultar na descoberta da voz autêntica e na experiência estética do aluno/cantor.

This thesis intends to structure a proposal for teaching voice, through a theoretical foundation, based on the assumption that the body is an instrument for the singer, and as such, an instrument-subject, reaffirming the concept of body-subject, requiring teacher’s vision of a complex instrument. This way the work presents a critique of the traditional teaching of singing, which is related to a mechanistic perspective – that is performing exercises with mechanical repetitions – to propose an understanding the whys of the difficulties the student / singer satisfactorily developing their potential vocal and artistic accepting the double condition of being of the body as sensible and rational structure, biological and cultural. Values the life story of the student / singer and considers the body with its daily experiences as a research field, seeing them full of meaning bringing out results in aesthetic experience. The theoretical framework that supports this work brings together thinkers from philosophy, education, art, and also the vocal technique and biology of cognition. It is methodologically characterized as an qualitative descriptive research with an ethnic-phenomenological emphasis; it exposes the stories of students / singers as subjects of research participants and cooperators with their analysis in dialogue with the ideas and concepts of the authors, and five categories of knowledge as structuring and interpretation: know how to feel, how to think, learn to create, play and learn to know humanescer. Therefore, the research seeks the development of the teaching of voice with a focus on experiential pedagogy and humanescente, therefore fully integrated, with a focus on the student/singer as an artist. In the thesis, it is concluded that, in this perspective that instrument and instrumentalist fuse, forming a unit, there is the union of expression with the expressed featuring a vision that is sensitive, creative and playful of the education to result in the discovery of authentic voice and aesthetic experience for the student/singer.

La presente thèse cherche à structurer une propostition d’enseignement du chant fondée sur une base théorique qui suppose que le corps, dans le cas du chanteur, constitue son instrument et, en tant que tel, un instrument-sujet, réaffirmant ainsi la notion de corps-sujet et requérant de l’enseignant la connaissance d’un instrument hautement complexe. Elle formule une critique à l’enseigenement traditionnel du chant, qui est de caractère mécaniste, les exercices y étant réalisés sur la base de répétitions mécaniques, et propose une compréhension des raisons qui sont à l’origine des difficultés auxquelles se heurte l’apprenti chanteur pour développer de manière satisfaisante ses potentialités vocales et artistiques, en tenant compte de la double situation du corps envisagé comme une structure à la fois sensible et rationnelle, biologique et culturelle. Elle met en valeur l’histoire de vie de l’apprenti chanteur et considère le corps comme un espace de recherche, riche d’expériences quotidiennes dotées de signification et susceptibles de conduire à l’expérience esthétique. La base théorique qui soutient cette réflexion rassemble des penseurs appartenant aux domaines de la philosophie, de l’art et de l’éducation, aussi bien qu’à ceux de la technique vocale et de la biologie de la cognition. Caractérisé, sur le plan méthodologique, comme une recherche qualitative descriptive de base ethnophénoménologique, ce travail fait connaître un certain nombre de récits des apprentis chanteurs en tant que sujets qui participent à la recherche, et dont les analyses dialoguent avec les idées et les concepts des différents auteurs étudiés. Cinq savoirs sont envisagés comme autant de catégories de structuration et d’interprétation : savoir sentir, savoir penser, savoir créer, savoir jouer et savoir humanaître. Ainsi, ce qui est proposé, c’est un processus d’enseignement du chant qui se déroule dans le cadre d’une approche pédagogique existentielle humanaissante, pleine et intégrée, privilégiant la formation de l’apprenti chanteur comme un artiste. Cette thèse met en relief une spécificité qui est inhérente au travail du chanteur : l’instrument et l’instrumentiste s’y fondent pour constituer une unité résultant de l’union de l’expression et de l’exprimé, caractérisant ainsi la nécessité d’une conception sensible, créative et ludique de l’enseignement, susceptible d’aboutir à la découverte de la voix authentique et à l’accomplissement de l’expérience esthétique de l’apprenti chanteur.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.