Música cênica para piano no Rio de Janeiro – Amplificar

Música cênica para piano no Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desvelar – através de pesquisa bibliográfica, análise de obras e entrevistas a autores e intérpretes – aspectos técnico-interpretativos de seis peças de música cênica de compositores atuantes no Rio de Janeiro a fim de fornecer subsídios a estudantes, professores de música, compositores, críticos – e outros interessados no tema – para a interpretação, análise e apreciação. A produção de música cênica, intensificada no Brasil e no mundo a partir da década de 1960, possui repertório ainda pouco divulgado. O presente estudo, que inclui a contextualização dos termos utilizados nas práticas do gênero tais como teatro musical, música-teatro, teatro instrumental e ópera contemporânea, conclui que experiências de interação entre intérpretes e compositores no exercício de um novo virtuosismo apontam caminhos para novos olhares não apenas no sentido da realização de repertórios que demandam ações e atuações diversificadas de execução musical, mas também no que se refere às práticas interpretativas tradicionais.

The objective of this work is to reveal – through bibliographic research, analysis of works and interviews with authors and performers – technical and interpretative aspects of six music theater pieces by composers who work in Rio de Janeiro. The goal is to provide assistance to students, music teachers, composers, critics – and others interested in the theme – for interpretation, analysis and appreciation. The production of music theater has intensified in Brazil and around the world since the decade of the 1960s and its repertoire has still been little exposed. The present study includes the contextualization of terms used in the practices of the genre such as musical theater, new music theater, instrumental theater and contemporary opera. It concludes that experiences of interaction between interpreters and composers in the exercise of a new virtuosity suggest paths to new perspectives, not only in performing repertoires that demand varied actions and performances in musical execution, but also in regard to traditional interpretative practices.

Ce travail a pour objectif de révéler – à travers de recherches bibliographiques, d‟analyses d‟oeuvres et d‟entrevues d‟auteurs et d‟interprètes – les aspects techniques et d‟interprétations de six pièces de théâtre musical de compositeurs actuants à Rio de Janeiro afin de fournir des subvention à des étudiants, à des professeurs de musique, à des compositeurs, à des critiques – et autres personnes intéressées par le thème – pour interprétation, analyse et appréciation. La production de théâtre musical, intensifiée au Brésil et dans le monde à partir des années 1960, a un répertoire encore peu divulgué. Cette étude, qui inclut la contexture des termes utilisés dans les pratiques du genre tout comme le théâtre musical, la musique d‟action, le théâtre instrumental et l‟opéra contemporaine, conclut que des expériences d‟interaction entre interprètes et compositeurs dans l‟exercice d‟une nouvelle virtuosité montrent des chemins pour de nouveaux regards non seulement dans le sens de la réalisation de répertoires qui demandent des actions et des actuations diversifiées dans l‟exécution musicale, mais aussi en ce qui concerne les pratiques interprétatives traditionnelles.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.