Entre a poiesis e a aesthesis: análise semiológica da obra Variações Carnavalescas para marimba solo de Edino Krieger (2013) – Amplificar

Entre a poiesis e a aesthesis: análise semiológica da obra Variações Carnavalescas para marimba solo de Edino Krieger (2013)

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo sobre a obra Variações Carnavalescas, de autoria de Edino Krieger e escrita para marimba solo, tendo como referência o modelo de análise semiológica concebido por Jean Molino e Jean-Jacques Nattiez. Estimulados pela ambivalência que se configurou a partir da preparação da obra, quando nos vimos acumulando os papéis de intéprete e em certa medida também autor, buscamos aplicar os princípios da análise tripartite tendo em vista a peculiaridade do caso em questão. Neste sentido, sendo uma composição de estrutura aberta, cabe frisar que os processos poiético e estésico se viram concentrados na figura do intéprete, cuja tarefa de reconstrução da obra aliada ao ato criativo de elaboração das cadências se mostraram absolutamente mesclados, constituindo-se, portanto, em elementos indissociáveis. Tal ambivalência viuse ainda reforçada pela função de analista que passamos a desempenhar ao decidirmos empreender este projeto, razão pela qual, não obstante a objetividade que caracteriza a etapa descritiva do processo analítico, concentramos boa parte de nossas reflexões acerca da subjetividade engendrada pela multiplicidade dos papéis aqui envolvidos e suas possíveis implicações.

The objective of this thesis is to study the piece Variações Carnavalescas, for solo marimba, written by Edino Krieger. Jean Molino's and Jean-Jacques Nattiez's semiological analysis model is used as a reference. The author applied the principle of tripartite analysis motivaded by the ambivalence identified at the initial stages of the preparation of the piece upon the realization that he doubled as interpreter and, to a certain extent, as author/composer due to this unique condition. In this sense, since the composition has an open structure, it is important to mention that the poietic and esthesic processes rested in the hands of the interpreter, whose task of reconstruction of the piece was completely intermingled with the creative process of the elaboration of the cadences, which therefore became inseparable elements. This ambivalence was further reinforced after the decision to start this project by the role of analyzing the piece. For this reason, notwithstanding the objectivity that characterizes the descriptive stage of the analytical process, the author dedicated a fair share of his considerations to the subjective aspect originated by the multiplicity of roles played and their possible implications.

Ce texte comprend une étude à propos de l´oeuvre Variações Carnavalescas composée par Edino Krieger pour marimba solo, ayant pour référence théorique le modèle d´analyse sémiologique proposé par Jean Molino et Jean-Jacques Nattiez. Incité par l´ambivalence qui se fit présente pendant la préparation de l´oeuvre, quand le musicien se trouva jouant le rôle et d´interprète et, dans une certaine mesure, d´auteur, nous avons cherché à employer les príncipes de l´analyse tripartite, tout en tennant compte des péculiarités de la situation en question. Le caractère de l´oeuvre, une composition dont la structure est ouverte, nous mène à signaler que les démarches poiétiques et esthésiques se trouvent concentrées à tel point dans la figure de l´interprète que la tâche de réconstruction de l´oeuvre alliée à l´acte créatif de l´élaboration des cadences se montrèrent absolument mélangés, constituant ainsi des éléments indissociables. Telle ambivalence fut alors renforcée par le rôle d´analyste qui nous est parvenu avec l´entreprise de ce projet. Pour cette raison, malgré l´objectivité qui caractérise l´étape descriptive de la démarche analytique, nous avons concentré une partie considérable de nos reflexions à propos de la subjectivité générée par la multiplicité des rôles y compris, aussi bien que leus implications possibles.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.