Dante Santoro (1904 - 1969): trajetória e estilo interpretativo do flautista líder do regional da rádio nacional do Rio de Janeiro – Amplificar

Dante Santoro (1904 - 1969): trajetória e estilo interpretativo do flautista líder do regional da rádio nacional do Rio de Janeiro

Resumo

Esta tese propõe um estudo sobre a trajetória e o estilo interpretativo do flautista Dante Santoro (1904-1969), líder do Regional da Rádio Nacional do Rio de Janeiro entre 1938 e 1969, personagem pouco recordado nos dias de hoje, apesar de sua notória participação no meio musical da época. O objetivo da pesquisa é revisar a biografia do flautista, listar a sua produção como intérprete/compositor e analisar algumas de suas obras, a fim de descobrir suas referências, contribuições e estimar sua relação com a obra de seus contemporâneos. O trabalho se inicia com um estudo sobre a circularidade cultural no contexto do choro, a improvisação e a bossa no choro e a inserção do gênero no mercado radiofônico e discográfico, a partir das discussões levantadas por Aragão (2012), Braga (2002), Cortes (2012), Ginzburg (1974), Martins (2012), Moraes (2000), Sandroni (2001), Valente (2009) e Wisnik (2004). A biografia de Dante Santoro foi reconstituída a partir do texto de Faria (2011), complementado por dados colhidos em artigos de jornais e revistas publicados entre 1928 e 1969; nos trabalhos de Simões (2008), Souza (2010) e Vedana (2000) e em depoimentos do sobrinho do flautista e de músicos que testemunharam sua atuação. A listagem de sua produção, estimada em cerca de 100 obras, fez-se a partir da consulta a oito acervos, contendo partituras editadas, manuscritos, gravações comerciais e gravações de programas da Rádio Nacional, material organizado segundo orientação de Cotta (2000). A análise da obra, que se baseou na audição, transcrição e consulta a partituras/manuscritos, partiu de um levantamento sobre a morfologia do choro baseado em Sève (1999), com a posterior análise de gravações digitalizadas, originalmente lançadas em discos 78 rpm, pelas gravadoras Victor, Odeon e Sinter, além de gravações de programas da Rádio Nacional. O estudo revelou, como importantes referências na obra de Dante Santoro, o repertório de concerto em estilo romântico para flauta e a obra de Pattápio Silva (1880-1907), referências permeadas pelo contato com o meio radiofônico-discográfico e a obra de seus contemporâneos, especialmente Pixinguinha (1897-1973) e Benedito Lacerda (1903-1958). Dentre as contribuições, destacam-se inovações relacionadas a recursos expressivos e efeitos sonoros idiomáticos da flauta, que tornam sua produção uma obra autoral de destaque no contexto do choro.

This thesis proposes a study over the biography and the performance style of the brazilian flautist Dante Santoro (1904-1969), head of the ensemble “Conjunto Regional de Dante Santoro”, at National Radio Station in Rio de Janeiro from 1938 to 1969. He is nowadays a slightly remembered musician, despite of his remarkable role in brazilian musical scene those days. This research aims to review his biography, list his works as a performer/composer and analyze some of his music, in order to find out its references, contributions and relations to the work of his contemporaries. The thesis starts with a study over the dialogue “classical and popular” in choro music, broadening a discussion about improvisation and “bossa”, as well as choro´s insertion in radio broadcasting and recording industry in the 1930s. The works of Aragão (2012), Braga (2002), Cortes (2012), Ginzburg (1974), Martins (2012), Moraes (2000), Sandroni (2001), Valente (2009) and Wisnik (2004) are the basis for this discussion. Santoro´s biography was built over Faria (2011), complemented by data recovered at press articles published between 1928 and 1969, at the works of Simões (2008), Souza (2010) and Vedana (2000), and by interviews with the flautist´s nephew and musicians who heard his playing. After the search into eight different archives, his work was listed on around one hundred pieces, including edited scores, manuscripts, released recordings and radio broadcasting studio recordings. The collected material was organized according to the advices of Cotta (2000). The analysis session starts with a survey over choro´s morphology, based on Sève (1999), reaching then the study of a set of digitalized recordings, originally released by Victor, Odeon and Sinter in 78rpm discs, as well as some of National Radio´s broadcasting recordings. Analysis was based on listening, transcription and score consult. It demonstrated, as important references to Santoro´s music, the flute works in romantic style (XIX century) and the work of the brazilian flautist Pattápio Silva (1880-1907), pervaded by the contact with radio broadcasting and recording media, as well as the works of his contemporaries, especially Pixinguinha (1897-1973) and Benedito Lacerda (1903-1958). Among his most significant contributions are the innovations to choro repertoire, related to expressive features and idiomatic unusual sound effects, creating an outstanding work in the context of choro music.

Cette thèse propose une étude sur le travail du flûtiste Dante Santoro (1904-1969), chef du groupe de choro de la Radio Nacional de Rio de Janeiro entre 1938 et 1969. En dépit de son implication notoire dans la musique de son temps, Santoro est un caractère peu reconnu actuellement. L'objectif de la recherche est de reconstruire la biographie du musicien, sa production comme interprète/compositeur et d'analyser certaines de ses oeuvres, afin de découvrir ses références, ses contributions et d'estimer sa relation avec les travaux de ses contemporains. Le travail commence par une étude sur le dialogue «classique et populaire» dans le musique du choro, qui jette un régard sur l'improvisation et la «bossa» dans le contexte du choro et s’occupe encore de l'inclusion de ce genre dans la radio et l'industrie du disque, à partir des discussions proposées par Aragão (2012), Braga (2002), Cortes (2012), Ginzburg (1974), Martins (2012), Moraes (2000), Sandroni (2001), Valente (2009) et Wisnik (2004). La biographie de Dante Santoro a été reconstituée à partir du texte de Faria (2011), complété par des données recueillies d'articles de journaux et périodiques publiés entre 1928 et 1969, et par les travaux de Simões (2008), Souza (2010) et Vedana (2000) et aussi auprès le témoignage d’un neveu du flûtiste et des musiciens qui ont vu sa performance. La liste de sa production, estimée à environ cent oeuvres, composée de la requête de huit collections, contenant les partitions éditées, des manuscrits, des enregistrements et des enregistrements commerciaux des programmes de la Rádio Nacional, matériel organisé selon l’enseignement de Cotta (2000). L'analyse de l'oeuvre, qui a été basée sur la transcription de l'audience et de la requête de partitions musicales/manuscrits, a emergé d'une enquête sur la morphologie du choro presentée par Sève (1999), avec une analyse ultérieure des enregistrements numérisés, mis en place à l'origine sur des disques 78 tours, par les maisons de disques Victor, Odeon et Sinter, plus les enregistrements de programmes de la Rádio Nacional. L'étude a révélé, comme références importantes dans les oeuvres de Dante Santoro, le répertoire de concert dans un style romantique pour la flûte et l’oeuvre de Pattápio Silva (1880-1907), les références imprégnées par le contact avec le milieu radio-discographique et le travail de sés contemporains, en particulier Pixinguinha (1897-1973) et Benedito Lacerda (1903-1958). Parmi les contributions se démarquent des inovations des ressources expressifs et lês effets sonores idiomatiques de la flûte, qui font de son oeuvre un travail mis en évidence dans le contexte du choro.

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