A paixão segundo Alcaçus: conciliação de diferenças na composição musical – Amplificar

A paixão segundo Alcaçus: conciliação de diferenças na composição musical

Resumo

Este estudo trata da composição de A Paixão segundo Alcaçus, para coro, solistas e orquestra, incluindo considerações a respeito de como o texto do Evangelho de Marcos se combina ao Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago e a poemas originais de sabor popular para configurar uma dramaturgia não convencional para a obra. As investigações sobre o processo criativo, fundado principalmente na confluência de metodologias de natureza distinta, versam sobre os determinadores dos materiais composicionais: os quadrados mágicos, o serialismo e o minimalismo, estes últimos servindo também como subsídio para a criação de um método inédito e original de harmonização, o Discante Dual, e para a análise de aspectos a eles relacionados em duas obras, Agon, de Igor Stravinsky, e as Melopéias, de César Guerra-Peixe. O estudo inclui também considerações acerca dos Romances de tradição ibérica, melodias tradicionais de cunho moral, cantadas até hoje em localidades norte-riograndenses como Alcaçus, cujo romanceiro serve como referência para a composição.

This study deals with the composition of The Passion according Alcaçus, for chorus, soloists and orchestra, including considerations regarding how the text of the Gospel of St. Mark combines with O Evangelho segundo Jesus Cristo (Gospel according to Jesus Christ) by José Saramago and original poems of popular taste to configure an unconventional dramaturgy for the work. The investigation into the creative process is founded especially in the confluence of established methodologies of different nature, deals with the determiners of compositional materials: magic squares, serialism and minimalism, the last two also serving for the creation of a new and original method of harmonization, called Dual Discante, and for analysis of aspects related to them in two works, Agon, by Igor Stravinsky, and Melopéias, by César Guerra-Peixe. The study also includes considerations about the Romances of Iberian tradition, traditional melodies of moral nature, still sung in small towns of Rio Grande do Norte state, as Alcaçus, whose romance collection repertoire serves as a reference for the composition.

Cette étude traite de la composition de La Passion selon Alcaçus, pour choeur, solistes et orchestre, y compris les considérations relatives à la façon dont le texte de l'Evangile de saint Marc se combine avec O Evangelho segundo Jesus Cristo (Evangile selon Jésus-Christ) par José Saramago et des poèmes originaux de goût populaire pour configurer une dramaturgie peu conventionnelle pour le travail. L'investigation sur le processus de création est fondée en particulier à la confluence des méthodes établies de nature différente, traite des déterminants de matériaux de composition: des carrés magiques, le sérialisme et le minimalisme, les deux derniers servant également pour la création d'une méthode nouvelle et originale de l'harmonisation , appelé Discante Dual, et d'analyser les aspects liés à eux dans deux ouvrages, Agon, d'Igor Stravinsky, et Melopéias, par César Guerra-Peixe. L'étude comprend également des considérations sur les Romances de la tradition ibérique, des mélodies traditionnelles de la nature morale, encore chantés dans les petites villes du Rio Grande do Norte, comme Alcaçus, dont le romantisme de collecte répertoire sert de référence pour la composition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.