A gaita dos cabocolinhos e seus reflexos nas obras de compositores brasileiros – Amplificar

A gaita dos cabocolinhos e seus reflexos nas obras de compositores brasileiros

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fornecer informações sobre a gaita dos cabocolinhos: fabricação, utilização no contexto do folguedo e técnicas de execução, além de apresentar algumas hipóteses sobre suas prováveis origens dentro do panorama histórico musical brasileiro. Documentam-se através de transcrições e registros de áudio e vídeo melodias executadas pelos gaiteiros e suas interpretações musicais específicas e depoimentos pessoais. Por último, destacam-se dentro do repertório de flauta transversal as obras de compositores nacionais que se inspiraram na música dos cabocolinhos, identificando em cada uma delas, os elementos musicais característicos deste folguedo (rítmico, melódico e tímbrico). Embora o tema sobre os cabocolinhos tenha sido objeto de estudo de autores como Mário de Andrade, Guerra-Peixe, Renato de Almeida, Mário Melo e Katarina Real, dentre outros, não encontra-se em suas pesquisas uma abordagem mais objetiva e aprofundada quanto ao estudo da gaita no que diz respeito à sua sonoridade, afinação, tessitura, digitação e técnica, melodias utilizadas, entre outros aspectos. Este trabalho foi motivado também pelo fato de que a arte de tocar gaita, uma prática tão antiga e que vem sendo transmitida oralmente por mais de um século, está hoje em risco de desaparecer. Acredita-se que um melhor conhecimento deste singular instrumento, tão tradicional e importante na formação instrumental dos cabocolinhos, possa trazer uma melhor compreensão de seu universo e das obras de compositores que se inspiraram neste folguedo. Considerando-se os procedimentos que foram utilizados e as fontes dos dados a serem levantados, o presente trabalho pode ser definido como uma pesquisa predominantemente qualitativa.

This research aims to provide information about the cabocolinhos' gaita manufacturing, use in the context of the folk manisfestation and playing techniques, besides of presenting some hypotheses about its likely origins within the historical panorama-Brazilian music. The gaiteiros, gaita players, their music, and their specific musical interpretations are documented through transcripts and audio and video recordings. Finally, it is pointed out the flute repertoire by brazilian composers who is inspired by the cabocolinhos gaita, identifying in each one, the characteristic elements from that music (rhythm, melody and timbre). Although the cabocolinhos' theme has been studied by authors such as Mário de Andrade, Guerra-Peixe, Renato de Almeida, Mario Melo and Katarina Real, among others, there is no more objective discussion about the gaita with respect to its sound, pitch, texture, and technique, common melodies, among other things. This work was also motivated by the fact that the art of playing gaita, a practice which has been transmitted orally for more than a century, is now in danger of desappearing. It is believed that a better understanding of this unique instrument, so traditional and important in the formation of cabocolinhos, can help a better comprehension of their world and works of composers who were inspired by this merriment. Considering the procedures to be used and the sources of data to be collected, this study can be defined as a predominantly qualitative research.

Ce travail a pour objectif de fournir des informations sur la gaita des cabocolinhos sa fabrication, son utilisation dans le cadre des fêtes folkloriques et ses techniques dºexecution, et de presenter quelques hypotheses sur ses probables origines dans le panorama historique et musical brésilien. Ce travail sera accompagné de documents de transcriptions et dºenregistrements audio et de vidéos de mélodies executees par des garra et leurs interprétations musicales spécifrques ainsi que leurs témoignages personnels. Enfrn, on relevera à lºintérieur du répertoire de la Ílúte transversale les oeuvres de compositeurs nationaux qui se sont inspire de la musique des cabocolinhos, en identificant dans chacune dºentre elles, les elements musicaux caractéristiques de ce folklore (rythme, mélodie et timbre). Bien que le theme sur les cabocolinhos ait fait lºobjet dºétudes dºauteurs comme Mário de Andrade, Guerra-Peixe, Renato de Almeida, Mario Melo e Katarina Real, entre autres, on ne trouve pas dans leurs recherches une approche plus objective et approfondie que dans lºétude de la gaita en relation a sa sonorite, sa frnesse, sa texture, sa technique du toucher et ses melodies utilisées, entre autres choses. Ce travail a également été motive par le fait que lºart de jouer de la gaita, une pratique si ancienne et qui a été transmise oralement pendant plus dºun siecle, est en voie de disparition. Tout laisse a penser quºune meilleure connaissance de cet instrument singulier, si traditionnel et important dans la formation instrumentale des cabocolinhos, peut apporter une meilleure comprehension de son univers tout comme des oeuvres de compositeurs qui se sont inspire de ce folklore. Compte tenu des procedures qui ont été utilisées et des données qui doivent être recueillies, ce travail peut être considere comme une recherche essentiellement qualitative.

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