A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro do Período Colonial ao final do Primeiro Reinado – Amplificar

A circulação de instrumentos musicais no Rio de Janeiro do Período Colonial ao final do Primeiro Reinado

Resumo

A presente tese de doutorado tem como objetivo traçar uma perspectiva histórica da presença dos instrumentos musicais no Rio de Janeiro do período colonial ao final do primeiro reinado, verificando sua circulação a partir da sua fabricação, comercialização e utilização. Trata-se do resgate de informações referentes à existência dos instrumentos musicais na cidade a partir do levantamento e sistematização de variadas fontes primárias, dentre as quais se destacam os documentos alfandegários luso-brasileiros, os anúncios de uma sucessão de jornais de cunho comercial impressos na cidade entre 1808 e 1831, os relatos de festividades públicas reais e os testemunhos de viajantes e memorialistas. A análise dos dados coletados revelou um considerável movimento de importação de instrumentos e acessórios musicais no porto carioca antes do estabelecimento da corte portuguesa na capital do vice-reino e o provável exercício de atividades manufatureiras de cordofones friccionados e de teclados. Suscitou ainda um estudo pormenorizado da organologia dos instrumentos mencionados nos registros, uma vez que, além de serem empregadas terminologias de instrumentos musicais não mais utilizadas atualmente, foi identificado o uso de termos desconhecidos até o momento. Por fim, acredita-se que foram desvendados os primeiros registros até hoje levantados a respeito de alguns instrumentos e também muitas outras evidências que permitiram, de um modo geral, delinear um panorama histórico da existência dos instrumentos musicais na cidade.

The current doctoral dissertation aims at a historical perspective on the presence of musical instruments in Rio from the colonial period to the end of the first reign, attesting their circulation based on their crafting, commercialization and usage. It’s about the retrieval of information referring to the existence of these instruments in the city, through research and systematization of various primary sources, such as Portuguese-Brazilian customs documents, ads from a variety of trade journals printed in the city between 1808 and 1831, accounts of royal public festivities and some travelers’ and memorialists’ records. The data analysis revealed a considerable demand on import of musical instruments and accessories at Rio’s harbor prior to the establishment of the Portuguese court in the vice-reign capital, and also the likely existence of bowed string chordophones and keyboards crafting. It has also given rise to a detailed study on the organology of the instruments mentioned in the records, due to the fact that not only it has been found musical instruments terminologies no longer in use, but also terms unknown up-to-date. Finally, it is believed that some instruments’ first-ever registers were unveiled, such as other evidences, which have led to a historical overview on the existence of musical instruments in the city.

L´objectif de cette thèse de doctorat est de presenter une perspectif historique de la presence des instruments de musique à Rio de Janeiro depuis la periode colonial et jusqu´à la fin du premier règne, en suivant leur circulation dans le process de fabrication, comercialization et d´utilization. Il sagit donc d´un rachat d´information au sujet de l'existence des instruments de musique dans la ville a partir de l'enquête et de la systématisation des diverses sources primaires, parmi lesquelles sont en évidance les documents douaniers luso-Brésiliens, les annonces de plusieurs journaux de contenu comercial qu´ont été imprimés à Rio entre 1808 et 1831, les rapports des festivités publiques du royaume et les témoignages des voyageurs et des memorialists. L'analyse de tout ce qui a été recueillie mostre un mouvement considérable d´importations des instruments et des accessoires musicaux dans le port de Rio de Janeiro avant l'établissement de la cour portugaise dans la capitale du vice-royaume et aussi la probable fabrication des cordophones frottés et des claviers. Cette analyse a egalement contribué à une étude détaillée de l'organologia des instruments mentionnés, puisque, en plus d'être des terminologies qui ne sont plus utilisés aujourd´hui il a été identifié aussi l'utilisation de termes totalement inconu jusqu'au moment. En conclusion, on peut dire que cette oeuvre presente les premiers registres d´informations a propôs de certains instruments, aussi que beaucoup d'autres preuves qui nous mènent vers un aperçu historique de l'existence des instruments de musique dans la ville.

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