Processos de aprendizagens musicais paralelos à aula de instrumento: três estudos de caso – Amplificar

Processos de aprendizagens musicais paralelos à aula de instrumento: três estudos de caso

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os processos de aprendizagens musicais extraclasse vivenciados por três estudantes de instrumento musical, que buscam, por iniciativa própria, conhecimentos além daqueles desenvolvidos em suas aulas de música. A pesquisa foi conduzida fundamentando-se nas questões norteadoras que tratam das razões, dos recursos e das formas de aprendizagens dos estudantes. Para responder as questões, escolhi como metodologia o estudo de casos múltiplos (Yin, 2005; Stake, 2006), utilizando para tanto entrevistas semi-estrutradas. A orientação teórica ancorou-se em conceituações de sujeito educacional de Sacristán (2005), inter-relacionadas às categorias de aprendizagens não-formais de Libâneo (2005b) e ao conceito de autonomia de Piaget (1994). A análise dos dados evidenciou aspectos relevantes nos processos de busca dos estudantes como: influência dos pais, mercado de trabalho, vontade de saber mais, prazer de tocar em grupo. As formas de aprendizagem incluem: aprendizagem por observação, experimentação e pesquisa. Os comportamentos verificados foram: autocrítica, senso de organização pessoal, estabelecimento de metas e tarefas, iniciativa própria, entre outras qualidades de autonomia. Diante desses resultados esta pesquisa vem contribuir para reflexões a respeito do aluno contemporâneo e suas relações com o professor/escola.

This research aims at understanding the learning processes conducted by some music students that, despite of their regular instrument lesson, look for other ways and places to complement their knowledge and skills for playing the instrument. The research was conducted based on questions about the reasons and the procedures used in this process. The multiple case study (Yin, 2005; Stake, 2006) was the methodology used to answer the research questions. The theoretical orientation included Sacristan’s concept of educational person (2005), Libâneo’s (2005b) non-formal learning categories and Piaget’s (1994) concept of autonomy. The results showed that the more relevant aspects in the learning processes taken by students beyond their lesson were: parents’ influence, the will to know more, the needs of the working market, the pleasure to play in groups. The more evident behaviors in the process were: a great sense of self-criticism and of personal organization, the establishment of goals and tasks, self-initiative, among other characteristics. With these results, this research hopes to contribute to the discussions about the contemporary students and their relationship with instrument teachers and schools.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.