A relação indivíduo-música na perspectiva dos significados musicais de Lucy Green: um estudo de caso em um projeto social – Amplificar

A relação indivíduo-música na perspectiva dos significados musicais de Lucy Green: um estudo de caso em um projeto social

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação indivíduo-música na perspectiva dos significados musicais de Lucy Green (1988; 2008) em um projeto social. Seus objetivos específicos buscam: 1) compreender de que forma os significados inter-sônicos e delineados emergem nas práticas do projeto; 2) compreender como os significados inter-sônicos e delineados são vivenciados nas práticas do projeto; e 3) compreender se e como estes dois aspectos do significado musical são integrados nas práticas do projeto. O referencial teórico deste trabalho está baseado nos conceitos de significado musical inter-sônico e delineado de Lucy Green (1988; 2008). Para a realização do trabalho de campo foi escolhido o projeto Cantadores do Vento da ONG EMCANTAR. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e a estratégia do estudo de caso (YIN, 2005), com utilização de observações participantes e entrevistas semiestruturadas individuais. A análise dos dados foi pautada nas proposições teóricas (YIN, 2005). Os resultados evidenciaram que os significados musicais estiveram associados com a relação entre a música e a cena, na expressão “ensaio só da música” e no exemplo da música Beira mar novo. Para a compreensão do campo empírico foi importante caracterizar a relação entre a ONG e o projeto, os multiplicadores e sua formação. Diante destes resultados, a pesquisa contribui com reflexões acerca de como os indivíduos podem se relacionar com a música no contexto de projetos sociais, no campo da educação musical.

This research aims to investigate the relation individual-music, under the definition of musical meanings (Lucy Green, 1988; 2008) on a social project. Its sepecific aims are: 1) uderstand how the inherent and delineated musical meanings emerges in the project practices; 2) understand how the inherent and delineated musical meanings are experienced in the project practices; and 3) understand if and how this musical meanigs are integrated in the project practices. The theoretical reference is based on the inter-sonic and delinated musical meanings concepts (Green, 1988; 2008). The Project Cantadores do Vento of the ONG EMCANTAR was chosen to this work fulfillment. The methodology followed the qualitative research aproach (BOGDAN; BIKLEN, 1994) and the case study strategy (YIN, 2005), with participative observations and semi-structured individuals interviews. The data analyses were based on the theoretical propositions (YIN, 2005). The results have shown that the musical meanings were associated with the relation between music and scene, in the “music rehearsal” and in the Beira mar novo example. For the understanding of the empirical field was important to characterize the relation between the ONG and the project, the multipliers and its formation. Thus these results this research contributes with reflections about the individual’s relationship with music on the social projects context, in the music education field.

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