A música como experiência intercultural na vida de jovens indígenas do IFPA/CRMB: um estudo a partir de entrevistas narrativas – Amplificar

A música como experiência intercultural na vida de jovens indígenas do IFPA/CRMB: um estudo a partir de entrevistas narrativas

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os modos como jovens indígenas do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Rural de Marabá (CRMB) constituem suas experiências musicais. O referencial teórico, o qual denomino conceitos operativos da pesquisa, foi desenvolvido na área da Educação do Campo e suas interfaces, Educação Escolar Indígena, bem como conceitos que tratam de interculturalidade, direitos indígenas e autonomia. Outros conceitos operativos abordados são Juventude; Juventude e Música, e ensino de música nos Institutos Federais. O campo empírico foi o Instituto Federal do Pará Campus Rural de Marabá, tendo como objeto de estudo os alunos do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio dos Povos Indígenas do Sudeste Paraense, oriundos de vários povos indígenas como: Gavião (Parkatêjê e Akrãtikatêjê), Suruí, Atikum, Guarani, Amanayé, Guajajara e os Assurini. A metodologia utilizada consiste na abordagem autobiográfica (DELORY-MOMBERGER, 2012, 2008). Nesta abordagem, a subjetividade se tornou o objeto desse estudo compreendendo as experiências na trajetória pessoal dos sujeitos, neste caso, de alunos indígenas. A técnica de pesquisa incidiu na entrevista narrativa (SCHÜTZE, 2013, 2011; JOVCHELOVITCH E BAUER, 2002). Os resultados da pesquisa apontaram que os modos que os jovens adquirem suas experiências musicais acontecem em diversos espaços como: na aldeia, na escola e em outros ambientes como: internet, o rádio, a TV, aparatos tecnológicos. Os colaboradores da pesquisa querem conhecer outras culturas, aprender outras músicas. E nesse jeito de aprender estão abertos tanto para aprendizagens de códigos musicais escritos, quanto à transmissão musical pela oralidade. Processos esses que nos ajudam a pensar em uma educação musical escolar indígena intercultural, cujos aspectos relacionados ao como fazer, como ensinar, como aprender, estão em constante diálogo e promovendo valores advindos de campos filosóficos, antropológicos e sociológicos. Acredito que é por meio desse diálogo intercultural que a área de educação musical poderá alcançar pessoas e músicas sob os aspectos de apropriação e transmissão da música – educação musical intercultural.

This inquiry had as I aim Rural Campus of Marabá (CRMB) investigates the ways as young natives of the Federal Institute of the Pará (IFPA) they constitute his musical experiences. The theoretical, what referential system is called by me operating concepts of the inquiry, it was developed in the area of the Education of the Field and his interfaces, Indigenous Education and concepts dealing with intercultural, indigenous rights and autonomy. Other operating concepts are discussed Youth; Youth and Music, and music education in the Federal Institutes. The empirical field of this inquiry they were the Federal Institute of Para Campus Rural de Maraba, having as object of study the students of the Technical Course in Integrated Agroecology at the School of Indigenous Peoples of Southeastern Pará, from various indigenous peoples as: Hawk (Parkatêjê and Akrãtikatêjê), Surui, Atikum, Guarani, Amanayé, Guajajara and Assurini. The methodology used is the autobiographical approach (DELORY-Momberger, 2012, 2008). In this approach, subjectivity became the object of this study comprising the experiences in the personal trajectory of the subjects in this case of indigenous students. The research technique focused on the narrative interview (SCHÜTZE, 2013, 2011; JOVCHELOVITCH and BAUER, 2002). The survey results showed that the ways that young people acquire their music experiences happen in various areas such as in the village, school and other environments such as: internet, radio, TV, technological devices. The results of the inquiry point that the collaborators of the inquiry want to know other cultures, to learn other musicians. And in this way of learning they are opened so much for apprenticeships of written musical codes, as for the musical transmission for the orality. These processes that help to think about an intercultural native school musical education, which aspects made a list to like doing, as it will teach, how it will learn, us are in constant dialog and promoting values resulted from philosophical, anthropological and sociological fields. I believe that it is through this intercultural dialog that the area of musical education will be able to reach persons and musicians under the aspects of appropriation and transmission of the music – intercultural musical education.

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