A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal – Amplificar

A inserção da música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) e sua repercussão em escolas do ensino médio no Distrito Federal

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de investigar como a música no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) tem repercutido em escolas do Ensino Médio de Brasília, considerando a opinião de seus professores de Música e coordenadores pedagógicos. Para realizar a pesquisa, procedeu-se a um estudo exploratório realizado em uma escola privada de Brasília que oferece o Ensino Médio. As informações que fundamentaram o estudo foram coletadas a partir da análise de documentos legais - Ensino Médio no Brasil, PAS/UnB e documentos da escola - e entrevistas semiestruturadas com professores de Música e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio. Conclui-se que a inserção da Música no PAS/UnB influenciou a sua oferta no Ensino Médio e ampliou o mercado de trabalho do professor de Música. Essa inserção também provocou diversas mudanças no trabalho pedagógico de Música, especialmente no que se refere à prática avaliativa e a seleção de conteúdos ministrados. O PAS/UnB tem direcionado um modelo de aula de Música no Ensino Médio que busca uma abordagem contextualizada e interdisciplinar partindo de um repertório musical pré-selecionado. Esse formato pedagógico tem se configurado como uma proposta curricular de Música nesse nível de ensino. Outros efeitos dessa inserção também foram constatados como: a ênfase na aquisição de conteúdos em detrimentos de outras dimensões da aprendizagem musical e uma estreita relação entre o que é abordado no Ensino Médio e o que é exigido no Programa, limitando a autonomia escolar e a ação dos professores.

This study aimed to investigate how the inclusion of music as an object of assessment of the Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) in schools has influenced the high school in Brasilia, considering the opinion of their music teachers and pedagogical coordinators. In order to accomplish this research, we proceeded to an exploratory study conducted in a private school in Brasilia which offers high school. The information that supported the study was collected from the analysis of legal documents dealing with the high school in Brazil, documents of PAS/UnB and school’s documents; and from individual interviews with high school music teachers and theirs coordinators. It has been concluded that the inclusion of music in PAS/UnB has influenced its offer in high school and has augmented the professional options for the music teacher. This insertion has also led to several changes in the pedagogical work of music, especially regarding to its evaluation practices and the selection of the content which is being taught. PAS/UnB has been directing a music class model in high school seeking a contextualized and interdisciplinary approach starting from a pre-selected musical repertoire, which has even been set to music curriculum at this level of education. Other effects of this insertion were also found, as the emphasis in content to the detriment of other dimensions of musical learning and close relationship between what is covered in high school and what is required in the program, limiting the school autonomy and the action of the teachers.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.