Um estudo sobre crenças de autoeficácia de alunos de Percepção Musical – Amplificar

Um estudo sobre crenças de autoeficácia de alunos de Percepção Musical

Resumo

A disciplina de Percepção Musical é considerada fundamental pela grande maioria dos educadores musicais tanto pelo suporte significativo para a carreira do músico como pela participação desenvolvimento musical, articulando elementos entre a teoria e a prática. No entanto, como docente, observei que existe um grande número de alunos que apresentam dificuldades nesta disciplina. Considerando a importância da motivação no processo de aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as crenças de autoeficácia de alunos da disciplina de percepção musical, matriculados no 2º ano dos cursos superiores de instrumento e canto, de uma IES de Curitiba.

Para atingir os objetivos desta pesquisa, o método adotado foi o estudo de levantamento (survey). Este levantamento foi realizado em três fases distintas que foram baseadas nas orientações de Bandura (2006) para construção de escalas de autoeficácia. Na primeira fase foram coletados dados para a criação do questionário de avaliação das crenças de autoeficácia dos alunos. Um grupo de 10 alunos (N=10) respondeu a questões que indagavam sobre os desafios e dificuldades que encontravam na disciplina de percepção musical. Com base nas respostas destes alunos, os dados foram organizados e geraram uma escala de autoeficácia constituída por 15 questões em escala Likert subdivididas em 5 subescalas nas quais os alunos entrevistados julgavam sua capacidade para enfrentar os desafios e dificuldades da disciplina. O questionário ainda continha 7 questões de natureza pessoal. Na segunda fase, foi realizado um teste piloto com um grupo de 11 alunos (N=11), e os dados desta fase foram avaliados estatisticamente. De acordo com as orientações de Bandura, o questionário foi validado através do coeficiente alfa de Cronbach que verificou a consistência interna ente os itens do questionário e obteve resultados satisfatórios em todas as questões. Na terceira fase, o questionário revisado e validado foi aplicado pela própria pesquisadora em uma população de 38 alunos (N=38) regularmente matriculados na disciplina de Percepção Musical nos cursos Superior de Canto (SC), Superior de Instrumento (SI), Composição e Regência (CR) e Licenciatura em Música (LM) de uma IES de Curitiba.

O instrumento de coleta de dados possibilitou a verificação de que as crenças de autoeficácia dos alunos estão vinculadas a conteúdos específicos da disciplina de Percepção Musical e não a disciplina de modo geral. Os resultados mostraram que as crenças de autoeficácia são diretamente proporcionais ao tempo de estudo de música, e que os alunos dos Cursos Superior de Canto e Licenciatura em Música possuem significativamente menores crenças de autoeficácia do que alunos dos cursos Superior de Instrumento e Composição e Regência. Sugere-se a aplicação desta pesquisa futuramente em outros contextos para que sejam ampliados os estudos relacionando crenças de autoeficácia e Percepção Musical.

Musical Perception is of fundamental importance to most of the musical educators for its significant support to the musician’s career, as well as for the participation in musical development by articulating elements of both theory and practice. However, as a teacher I have noticed that this subject is very difficult for a great number of students. Considering the importance motivation has on the learning process, this research aims at investigating self-efficacy beliefs focusing on students enrolled in the second year of the Higher Education Institute Singing and Instrument undergraduate courses.

To achieve the aforementioned objectives the present research chose to use the survey method. The research survey was carried out in three distinct phases that were based on Bandura’s orientations (2006) for self-efficacy scale building. The first phase comprised data collection addressed to building a questionnaire on ear training challenges and difficulties aiming at assessing the self-efficacy beliefs of 10 students(N=10). For the interviewed to judged their ability to face ear training challenges, the research organized the collected data and, based on the answers given by the students, generated a self-efficacy scale that was made up of 15 questions in the Likert scale and subdivided into five sub-scales. The questionnaire also contained seven personal questions. The second phase comprised a pilot study with a group of 11 students (N=11). The study questionnaire data were statistically evaluated according to Bandura’s orientations and validated through Cronbach’s alpha, which checked internal consistency between questionnaire items. All question results were satisfactory. In the third phase the questionnaire, already revised and validated, was applied by the researcher herself to a group of 38 students (N=38) regularly enrolled in the Ear Training classes of the Higher Education Institute Singing, Musical Instrument, Composition and Music Education undergraduate courses.

The data collection tool has made it possible to infer that student self-efficacy is linked to the Ear Training course specific contents and not to the subject in general. The results showed that self-efficacy beliefs are directly proportional to the time students spend studying music. It also shows Singing and Music Education students have, in a significant way, smaller number of self-efficacy beliefs than those enrolled in the Instrument, Composition and Conducting courses. It is recommends that in the future, and in other contexts, researches should be extended to studies relating self-efficacy beliefs and Ear Training.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.