Um estudo sobre as crenças de autoeficácia no ensino coletivo de violão – Amplificar

Um estudo sobre as crenças de autoeficácia no ensino coletivo de violão

Resumo

O ensino coletivo de instrumentos musicais apresenta vantagens como a democratização do acesso, a interação entre os alunos, o ambiente lúdico, a cooperação, a motivação, entre outros. Para investigar a motivação neste ambiente, o referencial teórico escolhido foi a teoria da Autoeficácia. O objetivo foi investigar a motivação para aprender violão em grupo a partir das fontes de influência das crenças de autoeficácia (experiências diretas, experiências vicárias, persuasão verbal e indicadores fisiológicos). Para tanto, a metodologia utilizada foi uma Survey de pequeno porte com aplicação de questionário. Participaram da pesquisa 21 alunos de violão em grupo de uma instituição da cidade de Curitiba-PR. Foram 14 alunos do gênero masculino e 7 do gênero feminino, a maioria entre 9 e 14 anos. Os motivos mais citados para a decisão de aprender violão foram relacionados à motivação intrínseca. Além disso os alunos avaliaram positivamente ter aulas em grupo porque podem compartilhar e aprender com os outros. Com os resultados foi possível confirmar a hipótese da pesquisa, observando que a motivação para aprender violão no contexto coletivo pode ser intensificada a partir dos seguintes aspectos: (a) das experiências de êxito que os alunos têm no ambiente coletivo; (b) das experiências vicárias ao observar os pares aprendendo durante as aulas; (c) da persuasão verbal do professor e dos colegas; (d) dos indicadores fisiológicos da experiência positiva de estar tocando junto com o grupo. A respeito do repertório estudado, todos afirmaram gostar das músicas, principalmente quando tinham participação na escolha. Os resultados deste estudo apontaram para a relevância das relações entre aulas coletivas de violão e o processo motivacional do aluno, enfatizando particularmente o aumento de crenças de autoeficácia neste contexto. Também foi possível verificar que a escolha do repertório é fator relevante para a motivação e consequentemente, para o aprendizado do instrumento.

A study about self-efficacy beliefs in collective guitar teaching Group instrumental teaching shows advantages such as democratization of the access to the information, interaction among students, playful environment, cooperation, motivation and so forth. In order to investigate the motivation in such environment, the chosen theoretical framework was the Self-Efficacy Theory. The target was to investigate the motivation to learn how to play the guitar in group based on the sources of the influence of the self-efficacy beliefs (mastery experiences, vicarious experiences, verbal persuasion and physiological states). The methodology used was a small survey made by the use of a questionnaire. A total of 21 guitar students from an institution located in Curitiba (Brasil) took part in the research. The research participants were 12 male students and 7 female students, most from 9 to 14 years old. The most quoted reasons to start learning how to play the guitar were related to intrinsic motivation. The students evaluated positively the group classes, affirming they were able to share and to learn from each other. Based on the results, it was possible to confirm the hypothesis of the research, observing that the motivation to learn how to play the guitar in the group context can be intensified by the following aspects: (a) from the successful experiences that the students have in the group environment; (b) from the vicarious experiences observing peers learning during the classes; (c) from verbal persuasion of the instructor and classmates; (d) from physiological indicator of positive experiences of playing within the group. Considering the repertoire they learned, all the students alleged to have liked the songs, mainly when they took part in the choice of those songs. The results of this study pointed out to the relevance of the relations between group guitar classes and the motivational process of the student, emphasizing particularly the increase of self-efficacy beliefs in this context. Also, it was possible to verify that the choice of repertoire was a relevant factor in order to motivate and consequently, learning the instrument.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.