Um estudo comparativo entre Francesco Gasparini e os trataditas portugueses do baixo contínuo
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Resumo
Portugal viveu, no século XVIII, um momento musical que reflete a influência italiana de forma decisiva. A presença de importantes compositores, cantores, cenógrafos e instrumentistas italianos, bem como a ida de aprendizes lusitanos à Itália, refletem uma verdadeira adoção da música barroca italiana. Neste período, a música italiana é não apenas apresentada nas igrejas, na corte e nos teatros públicos, mas também assimilada e transformada numa tradição lusitana. Surgem importantes compositores influenciados por este estilo musical, e a própria teoria desenvolve-se a partir dele. Neste trabalho apresento um estudo de seis obras teóricas portuguesas que abordam o baixo contínuo, ou seja, a prática do acompanhamento realizada por instrumentos harmônicos característica do período barroco. As obras perfazem todo o período da teoria do baixo contínuo em Portugal, e sua abordagem se dá à luz de uma importante fonte e influência da teoria musical italiana, o Armonico Pratico al Cimbalo (1708), de Francesco Gasparini. Abordando o desenvolvimento da teoria do baixo contínuo na Itália, busco tecer uma relação com as obras portuguesas ao longo de todo o período, assim como uma contextualização na prática musical, cuja demanda motivou a publicação destas obras em língua pátria. A partir destes fatores, é possível notar que, se por um lado os primeiros tratados ecoam em grande medida os ensinamentos italianos, um desenvolvimento teórico significativo se dá sobretudo a partir do Novo Tratado de Música, Metrica e Rythmica (1779), de Francisco Ignacio Solano - ainda que a aplicação do baixo contínuo contemporânea ao tratado se desse numa prática em parte conservadora, se comparada à atividade dos grandes centros musicais europeus.
Portugal went through a musical period in the eighteenth-century that reflects italian influence in a decisive way. The presence of important composers, singers, set designers and italian musicians in Portugal, as well as the fact that some portuguese musicians were sent to italy to learn composition, reflects a true adoption of italian baroque musical style. During this period, italian music is not only performed in churches, courts and public theaters, but also assimilated and transformed into portuguese tradition. Important composers were influenced by the style, but theory has also developed from it. This dissertation presents a study of six portuguese treatises on the art of basso continuo, ie, the practice of accompaniment made by harmonic instruments characteristic of the Baroque period. The treatises cover the whole period of theory of continuo playing in Portugal, and they receive an important influence from italian musical theory, the Armonico Pratico al Cimbalo (1708), by Francesco Gasparini. Following the development of theory of basso continuo in Italy, I try to explain its relationship with the portuguese treatises, as well as its contextualization with musical practice – for this practice provoked the need for publication of such texts in portuguese. From these observations, it is possible to notice that, if by one hand the first treatises largely reveal the recommendations of the italian theorist, by the other hand, it becomes evident the development of a meanigful theoretical development after the Novo Tratado de Música, Metrica e Rythmica (1779), from Francisco Ignacio Solano - even though the application of continuo playing contemporary to the treatise was often conservative, when compared to the activities of the major european musical centers.
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