Um caminho para a análise de estilo: a expressão musical para a declamação do texto da antífona Salve Regina em obras de compositores setecentistas mineiros – Amplificar

Um caminho para a análise de estilo: a expressão musical para a declamação do texto da antífona Salve Regina em obras de compositores setecentistas mineiros

Resumo

Esta tese apresenta uma análise da expressão musical para a declamação do texto da antífona Salve Regina, etapa inicial para o desenvolvimento de uma metodologia aplicada à realização de análise de estilo na música setecentista mineira. Durante longo tempo a música produzida em Minas Gerais no século XVIII foi abordada por pesquisadores com o olhar interessado em identificar, em seu processo composicional, a presença de elementos característicos de modelos musicais europeus. Defendendo uma mudança de postura perante aquela produção musical, apresentamos proposta metodológica visando o estudo de seu estilo. Selecionamos música de seis compositores atuantes em Minas Gerais no século XVIII, escritas para o texto litúrgico da antífona Salve Regina. Realizamos análises descritivas do processo composicional de cada obra e procedemos com uma análise comparativa entre dados coletados de cada antífona. O resultado permitiu verificar traços recorrentes na maior parte dos compositores, assim como soluções individuais.

This thesis presents an analysis of musical expression for the declamation of the text of the antiphon Salve Regina, the initial step for the development of a methodology for establishing analysis of eighteenth-century music style in Minas Gerais. For a long time the music produced in Minas Gerais in the eighteenth century, was dealt with by researchers interested in identifying the look in his compositional process, the presence of elements characteristic of European musical models. Defending a change of attitude towards music production, we present methodological proposal for the study of his style. We selected six music composers active in Minas Gerais in the eighteenth century, writing for the liturgical text of the antiphon Salve Regina. We performed analysis of the compositional process of each work and proceeded with a comparative analysis of data collected from each antiphon. The result has shown recurring features in most composers, as well as individual solutions.

Cette thèse présente une analyse de l'expression musicale de la déclamation du texte du Salve Regina, antienne, la première étape de l'élaboration d'une méthodologie pour la réalisation d'analyses de style de musique du dix-huitième siècle dans le Minas Gerais. Pendant longtemps, la musique produite dans le Minas Gerais, au XVIIIe siècle, a été traitée par les chercheurs qui s'intéressent à l'identification du regard dans son processus de composition, la présence d'éléments caractéristiques des modèles européens de musique. Défendre un changement d'attitude envers la production musicale que nous présentons proposition méthodologique pour l'étude de son style. Nous avons choisi six compositeurs de musique actifs dans le Minas Gerais au XVIIIe siècle, écrites pour le texte liturgique de l'antienne Salve Regina. Nous avons effectué descriptive analyses des processus de composition de chaque oeuvre et a procédé à une analyse comparative des données recueillies auprès de chaque antienne. Le résultat a montré traits récurrents dans la plupart des compositeurs, ainsi que des solutions individuelles.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.