Transcrição para trombone da Suíte in A minor para flauto concertato de G. Ph. Telemann: a construção da perfomance por meio do processo transcritivo – Amplificar

Transcrição para trombone da Suíte in A minor para flauto concertato de G. Ph. Telemann: a construção da perfomance por meio do processo transcritivo

Resumo

Concentramo-nos neste trabalho sobre o processo transcritivo da Suíte in A minor para flauto concertato, do compositor G. Ph. Telemann, com o duplo objetivo de possibilitar a ampliação do repertório solista do trombone moderno com a transcrição de uma obra barroca, e também de apresentar a transcrição de uma obra que seja possível de execução, tanto por profissionais como não profissionais. Deve-se salientar que no período barroco, o sacabuxa, antecessor do trombone moderno, embora muito utilizado, não possuía função solística e, portanto, a literatura para o trombone não conta com obras originais para o instrumento como solista durante o período barroco. No primeiro capítulo, consta uma breve historiografia sobre o sacabuxa, suas terminologias, bem como as discussões em torno da afinação em Lá ou Sib, seu registro e repertório. O segundo capítulo discorre, de forma sucinta, sobre o compositor G. Ph. Telemann, sua biografia e produção musical, a forma Suíte e a Suíte in A minor com suas danças e características. No terceiro capítulo, buscou-se considerar sobre a ornamentação barroca, a fim de se descreverem as práticas correntes no período barroco e seu respectivo emprego ao trombone moderno. No quarto e último capítulo, foram analisados o processo de transcrição e o passo a passo da construção da performance, utilizando métodos da técnica do instrumento. Pretendemos poder acrescentar a presente transcrição à literatura do trombone na área de transcrições barrocas para o instrumento.

The transcriptional process of the Suite in A minor for flauto concertato by the composer G. Ph. Telemann, has in this paper, the dual objective of enabling both the expansion of the repertoire of the modern trombone soloist with the transcription of a Baroque work, and to present a transcription of a Baroque piece that can be played both by professionals and non-professionals. We emphasize that in the Baroque period, the sackbut, predecessor of the modern trombone, although widely used, had no soloist function, and therefore the literature for the trombone does not have original works for the instrument as a soloist during the Baroque period. This paper is divided into four chapters: the first contained a brief historiography about the sackbut, its terminology, as well as discussions around the pitch in A or Bb, register and repertoire. In the second chapter we discus briefly about the composer G. Ph. Telemann, his biography and music production, the Suite form and Suite in A minor with their dances and structures. In the third chapter, we seek to discuss the Baroque ornamentation to describe the current practices in the Baroque period and its performance by a modern trombone. In the fourth and final chapter, we analyzed the transcriptions process and the step by step construction of the performance, the methods using the technique of the instrument. It is our intention to be able to add this transcription for trombone into the Baroque repertoire for the instrument.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.