Samuel Kerr: um recorte analítico para performance de seus arranjos – Amplificar

Samuel Kerr: um recorte analítico para performance de seus arranjos

Resumo

Este trabalho teve como objetivos analisar o conjunto de arranjos corais elaborados pelo maestro Samuel Kerr e estabelecer possíveis ligações entre sua produção e sua trajetória artística. Para isso, apresentamos um texto biográfico originado a partir da pesquisa bibliográfica e notamos necessária uma entrevista com o maestro que visou apurar os caminhos condutores de sua escrita coral. Em seguida elencamos e exemplificamos os quatorze procedimentos encontrados recorrentemente durante o processo de análise de um conjunto de cento e noventa e nove arranjos. Por fim, escolhemos cinco arranjos representativos do conjunto para uma análise mais detalhada, realizada através do Referencial Silva Ramos, processo que nos possibilitou enxergar com clareza a aplicação dos procedimentos. Durante a dissertação buscamos relacionar a quantificação de aplicação dos procedimentos de escrita ao pensamento criativo e pedagógico que identificamos na pesquisa e evidenciamos na maior parte das análises.

The purposes of this study were to analyze the set of choral arrangements elaborated by the conductor Samuel Kerr and establish possible connections between his production and his artistic career. Thereunto, we presented a biographical text originated from bibliographic research, and we realized that an interview with the conductor was needed to raise his background which led to his choral writing. Afterwards, we listed and exemplified the fourteen procedures recurrently found during the process analysis of a set of one hundred and ninety nine arrangements. At last, we choose five representatives arrangements from the set for a further detailed analysis, performed by Silva Ramos Benchmark, process that allowed us to understand clearly the application of the procedures. Throughout the dissertation we pursue to relate the quantification of the application of procedures writing to creative thinking and pedagogical research that we have identified in the research and we have evidenced in most analyzes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.