Violão e educação musical: por uma metodologia de musicalização com o violão – Amplificar

Violão e educação musical: por uma metodologia de musicalização com o violão

Resumo

O violão é um instrumento que se insere bem em diversas culturas, transita facilmente pela música tradicional, erudita e popular, assim como é bem aceito nas diferentes camadas da sociedade, podendo ser considerado, em nosso país, um instrumento bem difundido e democrático. Por meio de revisão bibliográfica e pesquisa experimental, pretendo apresentar o violão como fonte rica de possibilidades e que podem ser exploradas como recursos pedagógicos no processo de musicalização. No estudo apresento breve abordagem histórica do violão, destacando seu desenvolvimento, a partir do final do século XIX. Em seguida, discuto o conceito de educação musical como campo de desenvolvimento cognitivo, partindo das ideias propostas por Jacques Dalcroze, destacando a percepção rítmica por intermédio dos "movimentos do corpo", e o projeto de Keith Swanwick, que enfatiza a "criação" como importante estratégia didática, além de abordar outros pedagogos que ajudaram a fertilizar a educação musical contemporânea. Por fim, pretendo apresentar o violão como fonte de recursos de apoio ao desenvolvimento musical de jovens e adultos, enfatizando, inclusive, o potencial de adequação a diversos campos e contextos metodológicos. Dentre os domínios experimentais explorados estão o harmônico, o melódico, o percussivo e o timbrístico. Através deste trabalho pretendo mostrar que o violão pode cumprir um papel eficaz, de forma criativa, no processo de musicalização.

The acoustic guitar is an instrument that fits in diverse cultures, displaces easily through traditional, classical and popular music. It is well accepted in different layers of society and can be considered, in our country, an instrument well diffused and democratic. Through literature review and experimental research, I intend to present the acoustic guitar as a rich source of possibilities which can be explored as pedagogic resources in the process of "musicalization". In this study I present a brief historical approach to the acoustic guitar, highlighting its development, from the late nineteenth century. Then I discuss the concept of music education as a field of cognitive development and, more closely, the ideas and methodologies drawn from the first half of the twentieth century, which fertilized the contemporary music education. Finally, I intend to present the acoustic guitar as a resource to support the musical development of youth and adults, emphasizing the potential to match various fields and methodological contexts. Among the experimental domains explored are the harmonic, melodic, percussive, and the domain of timbre. By means of this work I intend to show that the acoustic guitar can play a effective role, creatively, in the musicalization process.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.