Uma proposta de oficina de música para alunos com deficiência visual: construção de instrumentos musicais e performance – Amplificar

Uma proposta de oficina de música para alunos com deficiência visual: construção de instrumentos musicais e performance

Resumo

Apresentamos no presente trabalho uma proposta de oficina de música para alunos com deficiência visual, lançando mão de procedimentos com construção de instrumentos musicais e performance. Por meio de uma descrição e análise da oficina são contemplados os procedimentos pedagógicos em diálogo com toda a trama social. O trabalho objetiva descrever os procedimentos didáticos realizados na oficina e, ainda, analisar e criticar os dados coletados, a partir de um entendimento pós-moderno de educação, visando construir subsídios para o ensino de música na diversidade, oferecendo uma proposta dinâmica a educadores que desejam trabalhar com construção de instrumentos musicais em práticas inclusivas. A partir desses focos, estabelece-se uma triangulação entre três eixos : 1) as entrevistas com os alunos, 2) com a professora da instituição, e 3) nosso olhar como pesquisador imerso no contexto, na figura de professor de música da oficina, documentado pelas anotações de campo e algumas gravações de áudio de realizações musicais. Como resultado, os instrumentos musicais são construídos pelos alunos, e ferramentas são adaptadas para a situação. O trabalho ganha uma ampliação de público, pois dentro da diversidade, as especificidades dialogam com a coletividade, logo, muito dos procedimentos descritos podem ser adaptados, ou não, em outros contextos na educação musical especial. Dentro da própria cegueira, perceberam-se particularidades que geram novos desdobramentos e modos de entender o aluno com deficiência visual. O trabalho aponta para novos contextos onde há possibilidades da utilização de seus procedimentos, a citar : pessoas idosas, surdas, entre outras. A deficiência deixa de ser o foco e passa a ser entendida como uma característica do aluno a ser contemplada dentro do conceito da inclusão. Este aluno, passa a ser visto como autor de riquíssimas contribuições para o processo pedagógico.

We present in this paper a proposal for a music workshop for students with visual deficiencies with procedures for construction of musical instruments and musical performance. This is a description and analysis of a workshop of students with visual impairments, which are contemplated in pedagogical procedures in dialogue with the entire social plot. The study aims to describe the didactic procedures conducted in the workshop. And also analyze and criticize the data collected from a post-modern understanding of education aimed at building subsidies for music education in diversity, offering a proposal dynamic educators who want to work with the construction of musical instruments in inclusive practices. From these spots, establishes a triangulation between interviews with students, interview with the teacher of the institution and our gaze as a researcher in the context immersed in figure music teacher workshop, documented by field notes and some audio recordings of performances musical. As a result, the musical instruments are constructed by students and tools are adapted to the situation. The work gains a unfolding of public because of the diversity within the specifics are in focus in the midst of collectivity, so many of the procedures can be adapted for other contexts in special music education, or not. Within the blindness perceives particularities that generate new perspectives and forms of understanding the student with a visual impairment. And the work points to new contexts where there are possibilities of its use, to quote, elderly, deaf, among others. Disability ceases to be the focus and becomes a characteristic of the student to be answered within the concept of inclusion. This student, begins to be seen as, potentially, author of very rich contributions to the educational process.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.