Práticas de ensino de canto popular urbano brasileiro no grupo de estudos da voz (GEV -RJ) e seus desdobramentos – Amplificar

Práticas de ensino de canto popular urbano brasileiro no grupo de estudos da voz (GEV -RJ) e seus desdobramentos

Resumo

Essa pesquisa é sobre aspectos de experiências e problemas surgidos no processo de aprendizagem e de ensino de canto popular urbano brasileiro do Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ). O GEV-RJ é formado por profissionais que, além de cantores, se autodefinem, e são reconhecidos socialmente, como preparadores vocais, professores de canto popular urbano brasileiro e/ou fonoaudiólogos. O GEV-RJ existe desde 1991. Teve, nestes 21 anos de atuação, um papel relevante na formação e na profissão de diversas gerações de cantores, principalmente no Rio de Janeiro. Através da pesquisa em reuniões do grupo, em seu arquivo de dados, e em entrevistas, são levantadas, discutidas e problematizadas questões a respeito de sua formação e sobre a experiência da didática que exercem. Uma das discussões versa sobre a existência de um “campo de ensino de canto popular urbano brasileiro”. Propomos, à luz da teoria dos campos de Pierre Bourdieu, a existência de um “campo de ensino de canto popular urbano”, com implicações para a própria existência do GEV-RJ e suas relações com outros agentes neste campo.

This research is about aspects of experiences and problems emerging in the learning and teaching processes of Brazilian urban popular singing in the Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro (GEV-RJ). The GEV-RJ consists of professionals who, besides being singers, define themselves and are socially recognized as vocal coaches, teachers of Brazilian popular urban singing and/or phonoaudiologists. The GEV-RJ exists since 1991. It has had in these 21 years of activity a relevant role in the formative years of several generations of singers and their careers, especially in Rio de Janeiro. Through research at the group’s meetings, in the data files established and in interviews questions are raised, discussed and problematized concerning its creation and the experience of the teaching methods exerted. We propose, in the light of Bourdieu’s field theory, the existence of a “field of popular singing teaching”, with implications for the very existence of GEV-RJ as well as for its relations to other agents working in this Field.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.