O violino na música popular urbana carioca - 1850 a 1950 – Amplificar

O violino na música popular urbana carioca - 1850 a 1950

Resumo

A pesquisa apresenta um levantamento histórico a respeito do uso do violino na música popular urbana carioca, abrangendo o período de 1850 a 1950. Documentos consultados atestam a presença do instrumento nas festas populares, rodas de choro, cafés dançantes, choperias, nas jazz bands e orquestras de gravações e de rádio. Para compreensão do trânsito cultural e social empreendido pelo uso do instrumento, o trabalho baseou-se na teoria da circularidade cultural de Carlo Ginzburg e, ainda, em Leech-Wilkinson para a análise das características interpretativas e estilos de execução. O número expressivo de violinistas que atuaram na música popular urbana carioca desde o século XIX denota uma participação ativa na construção e consolidação de referenciais estéticos característicos da identidade da música popular brasileira.

This study presents a historic overview on the use of the violin in Brazilian popular music of Rio de Janeiro, between 1850 and 1950. The documents researched have indicated the use of the instrument in traditional parties, rodas de choro, cafés, bars, in jazz bands, on radio and studio orchestras. To understand the culture and social path undertaken by the instrument, this study is based on Carlo Ginzburg’s circularity cultural theory and on Leech-Wilkinson theories for the analysis of the interpretative characteristics and performing styles. Significant number of violinists who performed in urban popular music since the 19th century show an active participation in the construction and consolidation of the aesthetic referentials characteristics of the identity of Brazilian popular music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.