Educação musical na diversidade: um estudo de caso com alunos surdos e ouvintes de uma escola regular de ensino – Amplificar

Educação musical na diversidade: um estudo de caso com alunos surdos e ouvintes de uma escola regular de ensino

Resumo

O presente trabalho refletiu sobre a realidade dos surdos e como estas pessoas podem se relacionar com a música. Para tanto, oferecemos aulas de música a uma turma constituída dentro da perspectiva inclusiva, ou seja, tínhamos na mesma sala de aula crianças surdas e ouvintes. Durante esta experiência, buscamos procedimentos metodológicos e materiais pedagógicos que contemplassem as crianças da turma e suas especificidades. As aulas de música foram desenvolvidas em uma escola regular de ensino da rede pública, de maio a novembro de 2011, com uma turma composta por nove crianças surdas e seis ouvintes, todas do primeiro ano do Ensino Fundamental. Com abordagem qualitativa, neste estudo de caso coletamos dados através de entrevistas, da observação das aulas e da análise do Projeto Político-Pedagógico da escola onde a pesquisa foi desenvolvida. A análise dos dados foi feita com a utilização da técnica da triangulação que permite descrever, explicar e compreender o objeto de estudo de forma ampla, relacionando-o com contexto social, histórico e cultural. Esta análise resultou em linhas temáticas que mostram: como ocorreu o processo de ensinoaprendizagem, quais foram os desafios vivenciados pelas pesquisadoras, pela escola e pelas famílias das crianças surdas, como ocorreu a interação das crianças nas aulas de música e como a escola onde a pesquisa foi desenvolvida se posiciona diante dos princípios inclusivos.

The proposed dissertation is about the deaf students and the way they relate to music. In order to attain this goal, music classes were offered to both type of students, hearing and deaf ones. Specific materials and instruments were used for pedagogical resources. The music lessons took place at a public school, between May and November 2011. The class was composed by nine deaf children and six hearing ones, all belonging to first grade of Fundamental Level. Based on qualitative approach, this case study information was obtained through interviews, observation and written notes, following the school’s regulation procedures. The information analysis was done through technique of triangulation, which permitted to describe, to explain and to understand the subject in relation to social, historical and cultural context. As a result of this analysis four themes were observed: process of teaching and learning music, challenges, children interaction, and how the school relates with inclusive education.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.