A presença do baião na música erudita brasileira para piano solo: um estudo em três obras dos compositores Ronaldo Miranda, Osvaldo Lacerda e Octavio Maul – Amplificar

A presença do baião na música erudita brasileira para piano solo: um estudo em três obras dos compositores Ronaldo Miranda, Osvaldo Lacerda e Octavio Maul

Resumo

O baião é um gênero musical brasileiro que tem suas origens nas danças africanas e indígenas deste país. Desenvolveu‐se como uma dança popular durante o século XX, fornecendo, posteriormente, a base para obras de compositores eruditos nacionais. Este trabalho documenta a história do baião desde as suas origens africanas até a popularização do estilo por Luís Gonzaga, considerado o compositor mais importante do gênero. As transcrições de gravações feitas por Gonzaga apresentadas nesta dissertação destacam os elementos mais típicos desse gênero, tais como, o ritmo, a instrumentação e as características desse tipo de música, como exemplificados pelos artistas nas gravações. Nesta dissertação mostramos como esses elementos estão presentes em três obras eruditas brasileiras para piano solo, ilustrados por seções das partituras originais. A correlação entre as obras de piano e as gravações de Luís Gonzaga permite‐nos fazer sugestões interpretativas a pianistas desejosos de aprofundarem suas opções de interpretação dessas peças. E, por fim, uma gravação feita pelo autor deste trabalho com as três obras para piano solo está disponível em CD.

Baião is a musical genre that has its origins in certain Afro‐Brazilian and indigenous Brazilian dances. It has developed into a popular dance in the twentieth century and became the basis of works by some Brazilian erudite composers. This work will document the history of baião, tracing its origins back to Africa up through the popularization by Luís Gonzaga, who is considered to be the foremost authority on the genre. This work presents transcriptions of recordings made by Gonzaga, highlighting the most quintessential elements of the genre, including the rhythms, instrumentation and the characteristics of the music exhibited by the musicians on the records. Then this dissertation shows how these elements are present in 3 Brazilian erudite works for solo piano, evidenced by the examples taken from the sheet music of the works. To deepen the options available for any performer wishing to interpret the selected works for piano, this dissertation also provides suggestions for interpretation, founded on the correlation between the works for piano and the recordings of Luís Gonzaga. To round out the project, a CD recording of the 3 selected solo piano works is included for listening purposes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.