A prática docente de bacharéis em música atuantes em orquestras – Amplificar

A prática docente de bacharéis em música atuantes em orquestras

Resumo

O presente estudo identificou a atuação profissional voltada para a docência dos bacharéis inseridos nas orquestras de Santa Catarina e mapeou os saberes desses instrumentistas de forma a conduzir as ações para um direcionamento mais eficiente da formação inicial e continuada destes profissionais. Os resultados indicam que dos 112 instrumentistas inseridos nas orquestras de Santa Catarina 45 são bacharéis, seis licenciados em música, 37 sem formação específica na área de música e 24 que ainda estão cursando suas graduações em música - licenciatura (5) e bacharelado (19). A atuação docente é exercida tanto pelos licenciados e bacharéis quanto por indivíduos sem formação específica na área de música. Dos 45 bacharéis em música identificados, 23 participaram da pesquisa sendo que 11 deles tocam em mais de uma orquestra no Estado. Considerando os participantes, foi constatado que 21 (91,30%) atuam na docência instrumental e 11 (47,83%) atuam com a docência em educação musical geral. Os dados encontrados indicam que, a prática docente ocorre em diferentes espaços como em conservatórios, escolas de música, escolas particulares, públicas e etc. Estas são devidas principalmente pelo gosto pessoal, profissional ou necessidade financeira. Além disso, salienta-se que os bacharéis das orquestras de Santa Catarina despendem de uma carga horária semelhante para atividades de performance orquestral e atuação docente, o que leva a necessidades de estudos focados nas demandas do mercado, principalmente com vistas para a necessidade de recursos humanos e vagas disponíveis. Ao mesmo tempo em que os bacharéis atuam como docentes, as IES (Instituições de Ensino Superior) disponibilizam em seus componentes curriculares, algumas disciplinas voltadas para tais atividades. No entanto, mesmo com percepções positivas para a atuação docente, é possível ver que as IES direcionam os objetivos dos seus cursos de bacharelado para a performance, o que pode resultar em lacunas que refletirão na atuação profissional. Salientando-se os conhecimentos necessários para ser um bom professor e as maneiras de adquirir-los, pode-se observar que as disciplinas referentes à docência, cursadas na graduação, são opções importantes para adquirir conhecimento. No entanto, a experiência cotidiana durante suas práticas docentes (experiência docente acumulada), também são fontes de aquisição de conhecimento fazendo importante, já na graduação, experiências com a prática de ensino ou estágio curricular, por exemplo. Os saberes experienciais são estratégias presentes para a atuação docente dos bacharéis, uma vez que os bacharéis relataram a utilização dos saberes associados as suas próprias aulas de instrumentos com seus professores e seus estudos pessoais. No entanto, foi observado que os saberes disciplinares, curriculares e de função educativa também foram apontados como importantes e englobam diferentes áreas de conhecimento como, por exemplo, psicologia, pedagogia, didática, história, anatomia. Além disso, questões específicas como repertório e conhecimentos técnicos também foram elencados como sendo importantes para as atuações docentes. Entretanto, quando relataram sobre os conhecimentos necessários para ser um bom professor, os instrumentistas declararam que o nível técnico do instrumento e o conhecimento didático foram considerados como tendo o mesmo peso de importância. A prática docente e a pedagogia também foram equiparadas no mesmo plano.

The present study identified the professional practice toward the teaching of bachelors placed in the orchestras of Santa Catarina and mapped the knowledge of these musicians in order to conduct actions to a more efficient targeting of initial and continuing training of this professionals. The results indicate that the 112 musicians inserted in the orchestras of Santa Catarina are 45 bachelors, six licensed in music, 37 without specific training in music and 24 who are still attending their degrees in music - licensed (5) and bachelor (19). The teaching practice is exercised by both licensed and bachelors and by individuals without specific degree in music. Of the 45 bachelors musicians identified, 23 participated of the research and 11 of them work in more than one orchestra in the state. Considering the participated, was considering that 21 (91.30%) work with instrumental teaching and 11 (47.83%) work with teaching general music education. The data indicate that the teaching practice occurs in different spaces as in conservatories, music schools, private schools, public and so on. These are caused mainly by personal taste, professional or financial need. Moreover, it is noted that the bachelors of the Santa Catarina orchestras spend a workload similar to orchestral performance activities and teacher performance, which leads to the need for new studies focused on market demands, especially with a view to the need for human resources and jobs available. At the same time that the bachelors work as teachers, the IES(Higher Education Institutions) provide in their curriculum components, some disciplines directed to this activities. However, even with positive perceptions to teacher performance, you can see that the IES direct the goals of their courses for the bachelor's performance, which can result in gaps that reflect on professional practice. Pointing out the necessary knowledge to be a good teacher and the ways to acquire them, it can be observed that the disciplines related to teaching, taught in the undergraduate, are important options to acquire knowledge. However, experience during their everyday teaching practices (accumulated teaching experience), are also sources of knowledge acquisition becoming important, since graduation, experience the practice of teaching or curricular training, for example. The experiential knowledge are present strategies for the teaching performance of bachelors, since the bachelors reported the use of knowledge associated with their own classes of instruments with their teachers and their personal studies. However, it was observed that the disciplinary knowledge, curricular and educative function were also identified as relevant and encompass different areas of knowledge such as psychology, pedagogy, didactics, history, anatomy. In addition, specific issues such as repertoire and expertise were also listed as being important to performances teachers. However, when they reported on the knowledge required to be a good teacher, the musicians said that the technical level of the instrument and didactic knowledge were considered to have the same weight of importance. The teaching practice and the pedagogy were also treated in the same level.

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