A educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo: uma investigação em quatro instituições de ensino superior de Curitiba-PR – Amplificar

A educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo: uma investigação em quatro instituições de ensino superior de Curitiba-PR

Resumo

Esta dissertação teve como principais objetivos estudar a presença da educação musical no currículo de cursos de graduação em Pedagogia, na cidade de Curitiba/PR e concepções musicais de seus formandos. A investigação foi focada em quatro instituições de ensino de Curitiba, que ofertam o curso de Pedagogia (presencial) com habilitação em Educação Infantil (EI) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). A metodologia utilizada foi o survey de pequeno porte ou estudo de levantamento. A coleta de dados compreendeu a análise documental dos PPPs, matrizes curriculares e programas da disciplina de Metodologia do ensino de Arte dos cursos estudados, aplicação de questionários e realização de entrevistas com seus formandos. A pesquisa permite concluir que a formação dos pedagogos nas instituições pesquisadas é deficiente no que se refere à área de educação musical. Também é possível afirmar que os estudantes do último ano do curso de Pedagogia reconhecem a importância da música na educação e a necessidade de formação do professor nessa área de conhecimento. A revisão bibliográfica que deu suporte para esta pesquisa se fundamentou principalmente em Bellochio (2000, 2001, 2004), Souza et al. (2002), Hentschke e Del Ben (2003), Loureiro (2003); Figueiredo (2003, 2004), Del Ben e Diniz (2006), Beaumont et al. (2006), Aquino (2007), Galvão (2007), Furquim (2008, 2009, 2010) e outros. Esta pesquisa pretende fornecer dados sobre o tema na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná e colaborar com a discussão sobre o ensino de música na Educação Básica brasileira, em especial nos anos iniciais de escolarização.

The main objective of this work was to study the presence of music education in the curriculum of undergraduate courses of Pedagogy (Education), in Curitiba, Southern Brazil, as well as the musical conceptions of their graduates. The investigation was focused on four teaching institutions of Curitiba which offer the course of Pedagogy (on-site) with specialization in Early Childhood Education and Early Years of Elementary Education. The methodology used was a small-scale survey. Data collection included documentary analysis of PPPs (Political-Pedagogical Projects), curricular programs and the subject of Art Teaching Methodology in the courses surveyed, and also questionnaires and interviews with their graduates. The research shows that the training of educators in the institutions surveyed is deficient in regard to musical education. It can also be stated that final-year Pedagogy students acknowledge the importance of music education and the need for teacher training in this field. The literature review that provided support for this research was based mainly on Bellochio (2000, 2001, 2004), Souza et al. (2002), Hentschke e Del Ben (2003), Loureiro (2003); Figueiredo (2003, 2004), Del Ben e Diniz (2006), Beaumont et al. (2006), Aquino (2007), Galvão (2007), Furquim (2008, 2009, 2010) and others. This research aims to provide data on the subject in the city of Curitiba (state of Paraná, Brazil) and collaborate with the discussion on the teaching of music in Brazilian Basic Education, especially in the early years of schooling.

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