A dimensão lúdica na regência de coro infantil – Amplificar

A dimensão lúdica na regência de coro infantil

Resumo

A pesquisa teve por objetivo verificar o papel da ludicidade nas práticas musicais de regentes de coros infantis. Na pesquisa a ludicidade foi investigada a partir da prática pedagógica de regentes selecionados onde se abordou aspectos sobre sua formação, suas habilidades e competências, como utilizam e se apropriam de estratégias lúdicas para o ensaio do coro bem como as crianças avaliam e compreendem propostas lúdicas. O trabalho foi assim organizado: na primeira parte da pesquisa são apresentados conceitos e reflexões a cerca do regente de coro infantil numa perspectiva mais ampla que inclui as questões formativa, pedagógica e lúdica. A segunda parte consiste no delineamento metodológico onde foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa tendo como ferramentas de coleta de dados a observação dos ensaios de dois coros infantis e entrevista semiestruturada com o regente dos respectivos coros. Na terceira parte são apresentados os resultados obtidos na realização da pesquisa dialogando com a literatura pesquisada e os dados coletados. Nesta etapa verifica-se a dimensão lúdica na aprendizagem a partir das seguintes qualidades: (a) ter prazer funcional, (b) ser desafiadora, (c) criar possibilidades ou dispor delas, (d) possuir dimensão simbólica e (e) expressar-se de modo construtivo ou relacional apoiadas em Macedo (2005, 2006). Acredita-se por meio desta pesquisa, proporcionar aos regentes de coros e educadores musicais uma reflexão e discussão em busca de uma metodologia de trabalho que atenda às características socioculturais e cognitivas de seu grupo. Como conclusão, verifica-se a existência da dimensão lúdica como processo educacional e que esta supera o senso comum de ludicidade enquanto elemento complementar da educação deslocando-o para o centro da ação educativa promovendo a construção de conhecimento na música.

The research aimed to verify the role of playfulness in the musical practices of children's choir conductors. In this research, playfulness was investigated from the pedagogical practice of selected choir conductors, where I discussed issues about their training, their skills and expertise, how they use and appropriate playful strategies for choir practice and how children evaluate and understand playful proposals. The work was organized in three sections: the first part of the research presented concepts and reflections about the children's choir conductors in a broader perspective that includes the training, educational and recreational matters. The second part consists of the methodological design in which a case study was carried out with the qualitative approach, using data collection tools such as the observation of two children's choirs and semistructured interviews with the conductor of their choirs. The third section presents the results obtained from the research in dialogue with the literature and the data collected. At this stage it is verified the playful dimension in learning from the following qualities: (a) having functional pleasure, (b) being challenging, (c) creating opportunities or disposing of them, (d) having a symbolic dimension and (e) expressing themselves in a constructive or relational way supported by Macedo (2005, 2006). It is believed through this research, that we are providing choir conductors and music educators a reflection and discussion seeking a working methodology that meets the sociocultural and cognitive characteristics of their group. In conclusion, the existence of a playful dimension as an educational process is verified, and it exceeds the common sense of playfulness as a complementary element of education, moving it to the center of the educational activity, promoting the construction of knowledge in music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.