A aprendizagem musical por meio da utilização do conceito de totalidade do sistema Orff/Wuytack – Amplificar

A aprendizagem musical por meio da utilização do conceito de totalidade do sistema Orff/Wuytack

Resumo

A presente pesquisa teve como escopo a coleta de dados acerca da aplicação do sistema Orff/Wuytack enquanto metodologia de ensino de música alicerçada no conceito de totalidade, com crianças entre 06 e 08 anos de idade e sob o ponto de vista do seu desenvolvimento cognitivo e de suas habilidades musicais. Tendo como delineamento metodológico a pesquisa quasi-experimental, foram aplicadas seis aulas com um grupo de crianças do Curso de Musicalização Infantil da Universidade Federal do Paraná. Tais dados foram interpretados à luz das análises do investigador e também por meio da avaliação de três juízes externos que observaram dois testes realizados na primeira e última aula. Com a reflexão sobre os resultados obtidos, buscou-se revelar qualidades deste sistema enquanto proposta de ensino de música, no âmbito da prática docente em educação musical. Como conclusão, presumiu-se que este princípio pode ser adotado como estratégia de ensino de música, dentro de uma aula de musicalização infantil, observando-se o contexto de aplicação e características do grupo participante. Neste sentido, são apresentadas sugestões e orientações para utilização do método.

The purpose of this research was to collect data regarding the implementation of the Orff/Wuytack aproach. Based on the concept of totality, this study investigated the development of cognitive and musical abilities of children aged 6 to 8. A quasi-experimental study was designed, and included 6 lessons for a group of children enrolled at an music program hold by Federal University of Paraná. The collected data were analized by the researcher. Three independent judges analyzed the data to check for reliability. After reflection of the results, they tried to revel characteristics of this system while teaching purpose of music, in the docent action in music education. In conclusion, it assumed that this concept could be adopted as a strategy in music education teaching, observing the context of the application and characteristics of the children. Suggestions for use of the method are presented at the end of the study.

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