Sonoridade narrativa como um processo temporalizante no cinema: a concepção de um roteiro relé – Amplificar

Sonoridade narrativa como um processo temporalizante no cinema: a concepção de um roteiro relé

Resumo

Este estudo objetivou demonstrar, por meio de uma construção teórica que incorporou conceitos trazidos de Deleuze e Pierre Schaeffer, tais como as definições de 'imagem-movimento', 'imagem-tempo', 'matéria sinalética', 'arte-relé', 'música concreta', 'linguagem das coisas', 'objeto sonoro', 'escuta reduzida', 'sonoridade', 'enquadramento sonoro' e 'simulacro'; e de estudos de caso de obras musicais e audiovisuais; as propriedades imagético/narrativas dos sons, a compreensão da percepção como um relé em devir; e sustentar a elaboração de um trabalho prático designado 'roteiro relé': um roteiro, constituído por relés sonoros, que venha a gerar uma forma organizada como imagem-tempo para uma animação.

This research aimed to demonstrate, by the means of a theoretical construction that incorporated concepts borrowed from Deleuze and Pierre Schaeffer, such as the 'movement-image', 'time-image', 'signage matter', 'relay-art', 'concrete music', 'things language', 'sound object', 'reduced listening', 'sonority', 'sound framework' and 'simulacrum'; and from the study of musical and audiovisual pieces; the sounds imageries/narrative properties, the understanding of perception as a relay in becoming; and to support the elaboration of a practical work designated as 'relay script': a screenplay, constituted by sound relays, in order to take shape as a future time-image animation film.

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