Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções – Amplificar

Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções

Resumo

O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a canção popular, propondo uma sistematização para o seu processo composicional. Além de uma abordagem teórica, foi desenvolvido um guia composicional prático para ser utilizado por estudantes e cancionistas de todos os níveis de erudição. O texto divide-se em três partes. O primeiro capítulo trata de questões históricas, teóricas e estéticas acerca da canção, além de abordar os fenômenos de sua escuta e produção. O segundo capítulo é um guia prático sobre o processo composicional da canção. Nele são abordados alguns de seus perfis separadamente, como: apectos rítmicos, melódicofraseológicos e formais. No seu terceiro e último capítulo foi desenvolvida além da análise das canções "Punk Bossa", “Hiperlucidez” e “Eu não tenho me encontrado”, composta pelo autor desse texto, um memorial descritivo acerca de sua criação.

This work develops a study about popular song genre, and suggests a systematization of its compositional process. In addition to a theoretical approach, we developed a compositional practical guide that can be used by students and songwriters with different levels of expertise. The text is divided into three parts. The first chapter deals with historical, theoretical, and aesthetic issues about the song genre, as well as addressing the phenomena of its listening and production. The second chapter is a practical guide on the song compositional process. It covers some of its profiles separately, such as rhythmic, melodic, formal, and phraseological aspects. In his third and final chapter there is an analysis of the song "Punk Bossa", “Hiperlucidez” and “Eu não tenho me encontrado” composed by the same author of this text, and beyond that there is a descriptive history about its creation.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.