O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos – Amplificar

O ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia: uma visão panorâmica de práticas e Processos

Resumo

O presente trabalho busca investigar o ensino de composição do curso de graduação da Universidade Federal da Bahia. Esta investigação tem como problema primordial a busca de características que fundamentam os processos educativos nele efetivados. São objetivos específicos: pontuar peculiaridades presentes no ensino; investigar pensamentos, princípios e/ou filosofias que o fundamentam; diagnosticar quais os principais problemas enfrentados por estudantes e professores ao longo do percurso de formação; examinar o discurso de ingressos e egressos. Para concretização destes objetivos focalizou-se sobre dois blocos de dados. O primeiro bloco constitui-se da análise dos dois currículos do curso. O segundo, apresentado a partir do Mapa do Ensino de Composicão, enfatiza o viés cultural e dialógico do ensino, sendo composto por três vetores temáticos: Experiência Cultural; Diagnósticos e Descrições do curso; Processos do Aprender. A fundamentação teórico-metodológica é feita a partir dos estudos de Alasuutari (1993), Bresler (2006) e Barbosa (2009). A fundamentação teórico-conceitual com ênfase em educação está baseada principalmente nos estudos de Freire (1996), Pimenta e Anastasiou (2002) e Silva (2006). Os estudos de Geertz (2008), Hall (2006), Laraia (2009) e Maheirie, (2002) fundamentam a perspectiva cultural do trabalho. As principais referências sobre composição e ensino de composição são: Lima (1999; 2011), Laske (1991) e Reynolds (2002). Como resultado da pesquisa foram construídas tabelas contendo aspectos positivos e negativos do curso. Constatou-se a evasão como problema perene do curso, e que as principais características presentes no ensino são: ênfase na formação do compositor autônomo; concepção de composição como processo que ultrapassa o artesanato sonoro; ideal de movimento cultural como fundamento do curso.

This study presents research focused on the pedagogy of music composition, undergraduate level, at the Federal University of Bahia, aiming at the identification of its essential elements: the guiding principles and/or philosophies, the organization of the curriculum, the main methodological solutions, the cultural nature of the experience as described by students and professors. The course was analyzed from two distinct perspectives: quantitative data concerning some of its basic features and qualitative data produced through interviews and questionnaires. The observations and analysis produced led to a synthesis containing positive and negative aspects of the course, and a thorough description of the experience. The theoretical and methodological grounding is affected through the Alasuutari’s (1993), Bresler’s (2006), Barbosa’s (2009) and Salomon’s (2004) studies. The theorical-conceptual ground emphased on education is attained primarily on Freire’s (1996), Pimenta and Anastaisou’s (2002) and Silva’s (2006) studies, which dialogue with the Geertz’s (2008), Da Mata’s (1981), Hall’s (2006), Laraia (2009), Maheirie’s, (2002) studies, that base the work’s cultural perspective. The main references on composition and composition teaching: Lima (1999, 2011), Laske (1991) and Reynolds (2002). Results point to evasion as the biggest problem of the course, in spite of several other remarkable achievements. The teaching of composition at the Federal University of Bahia takes several of its main features from the ideal of a cultural movement, emphasizing the role of the student-composer as someone responsible for changes in music and in society

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.