Três estilos do violão brasileiro: choro, jongo e baião – Amplificar

Três estilos do violão brasileiro: choro, jongo e baião

Resumo

Esse trabalho consiste da investigação das estratégias composicionais adotadas por alguns violonistas compositores contemporâneos brasileiros, para caracterização dos gêneros choro, jongo e baião em suas obras para violão. Por essas obras fazerem parte de um universo conhecido como "violão brasileiro", inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico de questões históricas do violão no Brasil, assim como também dos gêneros tratados e suas respectivas características. A principal ferramenta de análise foi o conceito de spatio-motor thinking, termo criado por Baily (1985) para determinar os padrões de movimento formadores das estruturas musicais rítmicas e melódicas que caracterizam os gêneros abordados. Essa investigação identifica, entre outros aspectos, a tradução para o repertório violonístico de elementos retóricos de cada um dos gêneros tratados, assim como a representação de movimentos inerentes do toque do pandeiro, da zabumba, do triângulo, da sanfona e dos tambores transpostos para o violão.

This work consists of an investigation of the compositional techniques adopted by some contemporary Brazilian guitarist-composers to characterize the choro, jongo and baião genres in their works for guitar. Since these works are contained in a universe referred to as the Brazilian guitar, the first step was to carry out a bibliographical survey of the historical aspects of the guitar in Brazil, and also of the genres in question and the characteristics of each of them. The principal tool used for this analysis was spatio-motor thinking, a term coined by Baily (1985) which focuses on the patterns of movement typical of different instruments. This investigation identifies, among other things, the translation to the guitar repertory of rhetorical elements of each of the genres considered, as well as the representation on the guitar of movements typical of the playing of the tambourine, the zabumba (bass drum), the triangle, accordion and drums.

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