Saberes do professor de classe de uma escola Waldorf: práticas musicais em contexto inclusivo – Amplificar

Saberes do professor de classe de uma escola Waldorf: práticas musicais em contexto inclusivo

Resumo

A legislação educacional, em especial a que traz a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas e a educação inclusiva são temas polêmicos e que instigam reflexões sobre os processos de educação inclusiva e musical em sala de aula e o preparo dos professores. A presente pesquisa se propôs então a investigar as dimensões das práticas musicais de uma professora de classe de série inicial do ensino fundamental de uma escola Waldorf, em contexto inclusivo. Buscou-se também identificar a construção dos saberes e como os mesmos são mobilizados na prática pedagógica desta professora, suas concepções sobre a educação inclusiva e o fazer musical, descrevendo quais estratégias metodológicas são utilizadas por esta professora. O método escolhido foi o estudo de caso, numa abordagem qualitativa. Como unidade de caso foi escolhida a Escola Waldorf Anabá de Florianópolis/SC. Os dados foram coletados através de observações participantes, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. O referencial teórico está dividido em duas partes. Sobre o repertório de conhecimento docente está fundamentado na pluralidade de saberes de Gauthier (et al., 2006) e na epistemologia da prática docente de Tardif (2008). Outros autores como Nóvoa (2009), Azevedo (2007), Pimenta (2002), Rios (2002) e Borges (2001) também ampliam as concepções sobre competência e habilidades do professor. Sobre a pedagogia Waldorf está fundamentado na cosmovisão de Rudolf Steiner (2013; 2007; 1996; 1990; 1988; 1986; 1974). No entendimento sobre etapas de desenvolvimento da criança fundamentado em Lievegoed (1996; 1991) e nas indicações de metodologia e currículo na Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB, 2010; 2007; 1999). A análise dos dados foi construída a partir das categorias dos saberes docentes, a pedagogia Waldorf e as práticas pedagógicas inclusivas e musicais. Cada eixo temático envolve a dimensão da educação musical praticada nas rodas rítmicas, uma vez que a professora investigada é a professora de classe da turma e não especialista em música. Os resultados evidenciam a importância da participação e tomada de consciência de toda a comunidade escolar na valorização e apoio ao desenvolvimento cognitivo, social e humano, já que o estudo permeou a inclusão em sala de aula. Os princípios da pedagogia Waldorf da sua maneira qualitativa de avaliação, acompanhamento do mesmo professor em anos sequentes e cooperação interdisciplinar podem contribuir para o desenvolvimento musical e inclusivo. O acompanhamento das práticas pedagógicas da professora investigada evidenciou a importância desses saberes adquiridos ao longo da atuação docente e a importância destes na inclusão de alunos com deficiências com os outros colegas, principalmente nos momentos de atividade musical.

The educational legislation, specially the one which demands the music education in schools, and the inclusive education are polemic subjects and invite for the reflexion of processes about musical and inclusive education inside the classroom and the teacher training. This present research then has the aim at investigating the dimensions of musical practice of a main teacher in a beginning class of primary school at a Waldorf School, in an inclusive context. It was also tried to identify the knowledge construction and how they are arranged in the pedagogical practice of this teacher, her conceptions about inclusive education and the music practice, describing which methodological strategies are used by this teacher. The chosen method was the case study in a qualitative approach. The Anabá Waldorf School in Florinanópolis/SC was set to be the case unit. The data was collected through interactive observations, semi structured interviews and the analysis of documents. The theoretical reference is divided in two parts. About the repertory of teaching knowledge it is based on the plurality of knowledge of Gauthier (et al., 2006), and in the epistemology of the teaching practice of Tardif (2008). Other writers such as Nóvoa (2009), Azevedo (2007), Pimenta (2002), Rios (2002) and Borges (2001) also extend the conceptions about competence and ability of the teacher. About the Waldorf Education it is based on the worldview of Rudolf Steiner (2013; 2007; 1996; 1990; 1988; 1986;1974). In the understanding of the child development stages it is based on Lievegoed (1996;1991) and in the indications of method and curriculum by Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB, 2010; 2007; 1999). The data analysis was built from the categories of teacher knowledge and the Waldorf Pedagogy and the musical and inclusive pedagogical practices. Each thematic axis implies the dimension of the musical education practiced in the rhythm circles, once the investigated teacher is the main teacher of the class and is not specialized in music. The results highlight the importance of participation and awareness of the whole school community in the appreciation and support of cognitive, social and human development, once the study permeated the inclusion inside the classroom. The principles of Waldorf Pedagogy in its qualitative way of evaluation, with the same teacher carrying the class for the following years and the interdisciplinary cooperation can contribute for the musical and inclusive development. The attendance of the pedagogical practices of the investigated teacher highlighted the importance of these knowledge acquired through the teacher performance and the importance of these in the inclusion of disabled students with their classmates, specially in the moments of musical practice.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.