Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente – Amplificar

Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente

Resumo

Esta dissertação consiste na investigação dos processos metodológicos de ensino coletivo de bateria e percussão de um professor do curso de Bacharelado em Música. O trabalho identifica e descreve tais processos, analisando as concepções de ensino de música do professor participante. Esta pesquisa foi elaborada a partir da abordagem qualitativa, empregando-se o estudo de caso como método e observação participativa, entrevistas, notas de campo e gravações em vídeo das aulas, como técnicas de coleta de dados. As observações ocorreram durante um semestre letivo nas aulas das disciplinas de Instrumento Principal e de Grupos Musicais referentes ao primeiro, terceiro e quinto período do curso. As entrevistas foram de dois tipos: não-estruturada, através da retro-informação do vídeo (LOIZOS, 2007) para análise do professor; e semi-estruturada, oportunizando um diálogo entre os pontos destacados na observação. A revisão de literatura abordou textos que se reportam ao ensino coletivo de instrumentos, sendo usada na análise dos dados. Os resultados das análises apontam que o professor do caso investigado, através de um ambiente calmo e pessoal, combina aulas individuais e coletivas, usa o repertório como fio condutor das atividades, usa os recursos disponíveis (salas, instrumentos e tecnologias) e processa o seu ensino em grupo instrumental, pautando-se em uma relação de ensino e aprendizagem dialogada. Da mesma forma, facilita e media os processos de ensino e aprendizagem com os alunos, de forma a construir os conhecimentos musicais através da criação, audição e execução. Usa o Grupo de Percussão como estratégia metodológica. Foi possível constatar, também, apesar de o professor explanar suas práticas, que suas falas não revelam uma teoria subjetiva própria conforme abordam os estudos do pensamento do professor.

This dissertation consists of an investigation on a teacher's drums and percussion group teaching methodology processes in performance at music college level. It also identifies and describes such processes, analyzing the music teaching concepts of the participating teacher. This research was made with a qualitative approach using the case study method and participative observation, interviews, field notes and video recording of classes as data collect techniques. The observations took place in a semester in the courses of Main Instrument and Musical Groups on the first, third and fifth period of the program. The interviews were of two kinds: non-structured, having the video as a reminder for the teacher to analyze (LOIZOS, 2007); and semi-structured, discussing points highlighted in the observations. The literature review refers to texts about instrumental group teaching which were used in the data analysis. The results show that the teacher in the case studied, through a calm and personal environment, combines individual and group classes, uses repertoire to drive the activities, uses the resources available (classrooms, instruments and technologies) and processes his group teaching based on a dialogued teaching and learning relation. The same way, he facilitates and mediates the teaching and learning processes with students in order to build musical knowledge through creation, audition and execution. He uses the Percussion Ensemble as a methodological strategy. It was also evident, despite the teacher methodological descriptions, that his talk does not reveal a self subjective theory as teacher's thought processes literature describes.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.