Pela escuta de Heinz Geyer na “cidade ressoante”: Música e campanha de nacionalização no cotidiano urbano de Blumenau-SC (1921-1945) – Amplificar

Pela escuta de Heinz Geyer na “cidade ressoante”: Música e campanha de nacionalização no cotidiano urbano de Blumenau-SC (1921-1945)

Resumo

Por meio desta dissertação, de caráter histórico-musicológico, são discutidas as inter-relações existentes entre o maestro e compositor alemão Heinz Geyer (1897-1982), suas composições e atuação musical no contexto urbano de Blumenau, no início do século XX. De modo específico, ao historicizar a música performada nos ambientes públicos e privados de Blumenau, vitais também para a formação do espaço físico da cidade, se buscou compreender de que maneira o cenário da Campanha de Nacionalização, instaurada pelas políticas estadonovistas sobretudo na região do Vale do Itajaí catarinense, entre 1937 a 1945, influenciou a prática musical da cidade, na época de alto contingente estrangeiro, apontando para como este cenário se manifestou afetando escrita e escolha do repertório musical de Heinz Geyer. Foi possível perceber que o maestro, em sua atuação junto aos coros e orquestra de Blumenau, desenvolveu uma escuta nacionalizada, marcada pelo uso do canto em português, a exaltação da geografia e de personagens brasileiros, ao mesmo tempo, entretanto, que mantinha elementos musicais de sua tradição estrangeira.

Die "klingende Stadt" durch die Musik von Heinz Geyer hören: Musik und die Campanha de Nacionalização im städtischen Alltag von Blumenau – SC (1921-1945)

Im musikhistorischen Teil der vorliegenden Arbeit werden die vorhandenen Beziehungen zwischen dem deutschstämmigen Dirigenten und Komponisten Heinz Geyer (1897-1982), seinen Kompositionen und dem Konzertbetrieb im urbanen Kontext Blumenaus zu Beginn des 20. Jahrhunderts diskutiert. Im Speziellen wird, in einer Historiografie von Musikaufführungen in den für die Formierung des physischen Raums einer Stadt essentiellen öffentlichen und privaten Sphären Blumenaus, versucht nachzuvollziehen, auf welche Art und Weise der Schauplatz der Campanha de Nacionalização, ausgelöst von Politikern des Estado Novo insbesondere im katharinensischen Vale do Itajaí zwischen 1937 und 1945, die Musikpraxis der Stadt in einer Zeit mit hohem Ausländeranteil beeinflusst hat und es wird gezeigt, wie sich dieser Schauplatz in der Schrift und in der Repertoireauswahl Heinz Geyers manifestiert hat. Es konnte festgestellt werden, dass der Dirigent bei seinen Auftritten mit den Chören und dem Orchester Blumenaus ein nationalisiertes Hören entwickelt hat, bestimmt durch Gesang auf Portugiesisch sowie durch die Ansprache des brasilianischen Landes und brasilianischer Persönlichkeiten, wie er aber gleichzeitig auch musikalische Elemente seiner ausländischen Tradition beibehielt.

By Heinz Geyer’s listening in “resounding city”: Music and Nationalization Campaign in urban quotidian of Blumenau – SC (1921-1945)

Through this dissertation, are discussed the interrelationships that existed between the German conductor and composer Heinz Geyer (1897-1982), his compositions and musical activities in the urban context of Blumenau (SC, Brazil), at the beginning of twentieth century. Specifically, describing the music performed in public and private spaces of Blumenau, also vital for the formation of physical space of the city, was tried to understand how the scenario of Nationalization Campaign, established by Brazilian policies of Estado Novo (“New State”) between 1937-1945, influenced the musical practice of city, in those years of high foreign contingent, pointing to how this scenario affected writing and choice of Heinz Geyer’s musical repertoire. Has been observed that the conductor, in their work with choirs and orchestra in Blumenau, developed a nationalized listening, marked by the use of singing in Portuguese, the exaltation of Brazilian geography and characters, at the same time, however, keeping musical elements of his foreign tradition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.