O ensino de música na educação infantil: um estudo sobre a aprendizagem criativa – Amplificar

O ensino de música na educação infantil: um estudo sobre a aprendizagem criativa

Resumo

Este trabalho apresenta pesquisa de mestrado que buscou investigar a aprendizagem criativa enquanto referencial para o planejamento e ação docente em educação musical na Educação Infantil. Aprendizagem criativa é um conceito em construção (CRAFT; CREMIN; BURNARD, 2008), sendo que nesta expressão aprendizagem indica que o foco está centrado no processo de aprendizagem da criança, e criatividade refere-se ao potencial criativo a ser desenvolvido dentro de um campo de conhecimento específico, como a música. Do ponto de vista sociocultural, esse conceito considera a interação de fatores culturais e sociais, como o contexto e a perspectiva da criança, o processo colaborativo e não competitivo, a análise e reflexão dos trabalhos como ponto fundamental para a aprendizagem colaborativa e a interação entre as crianças e com o professor. Tal referencial envolve, portanto, o papel do professor na promoção da aprendizagem criativa, a agência das crianças no processo de aprendizagem, e a prática reflexiva tanto dos professores quanto das crianças. A metodologia de pesquisa de natureza qualitativa integrando elementos da pesquisa participante e pesquisa-ação foi adotada por possibilitar a intervenção do pesquisador no contexto e a inclusão dos colaboradores da pesquisa nos processos de construção de estratégias metodológicas e reflexão sobre a ação pedagógica, questões importantes para que atingíssemos os objetivos da pesquisa. A produção de dados foi realizada em duas etapas: (1) curso de formação para professores de música visando introduzir o referencial de aprendizagem criativa e discutir aspectos sobre a atuação do professor; (2) acompanhamento da ação pedagógica de duas professoras de música participantes do curso e atuantes na Educação Infantil, através de observação de aulas, reuniões para planejamento e reflexão. Dessa forma foi possível construir um processo de formação, ação e reflexão, e um espaço para manifestação das expectativas e dificuldades dos professores. Os resultados indicam que a abordagem de aprendizagem criativa influenciou as concepções dos professores refletindo em mudanças no planejamento e ação docente, tais como: menos estruturação e interferência dos professores e mais liberdade para as crianças; realização de trabalhos de composição em pequenos grupos; reavaliação de uma prática criativa para uma prática que promove a criatividade; documentação das atividades e produções das crianças, procurando dar voz às crianças, estimular e mediar a aprendizagem. Estudos futuros poderiam ser realizados com o objetivo de envolver outros profissionais da Educação Infantil e evidenciar a perspectiva das crianças nesse contexto sob a ótica da aprendizagem criativa.

This paper presents a masters research that investigated the creative learning as a reference for planning and teaching activities in music education in pre-school. Creative learning is an under construction concept (CRAFT; CREMIN; BURNARD; 2008) and indicates that learning is a focus on the child's learning process, and creativity refers to the creative potential to be developed within a specific knowledge field, such as music. From a sociocultural point of view, this concept considers the cultural and social interaction factors, such as the context and the child's perspective. Being a collaborative and not competitive process, the work’s analysis and reflection are key points for collaborative learning and interaction among children and the teachers. This approach, therefore, involves the teachers role in promoting creative learning, the children action in the learning process, and the reflective practice of both: teachers and children. The qualitative research methodology integrated with participative research elements and action research was adopted because permits researcher’s interventions in the context and the inclusion of research collaborators in the methodological strategies and reflection’s construction process on the pedagogical action: important questions to reach the research goals. The data production was performed in two steps: (1) a training course for music teachers to introduce the creative learning approach and discuss teachers performance aspects; (2) a pedagogical action of monitoring two music teachers participants in the course and active in kindergarten education through classroom observation, planning and reflection meetings. Thus was possible to build a forming, action and reflection process, and a space for the teachers to express their expectations and difficulties. The results indicates that the creative learning approach had influenced teachers conceptions, reflecting in changes of planning and teaching activities, such as less structuring and teachers interference, besides more freedom for the children; realization of composing work in small groups; revaluation of the creative practice to a practice that promotes creativity; documentation of children’s activities and productions, trying to give voice to them, stimulate and mediate learning. Future studies could be conducted with the aim to involve other professionals in Early Childhood Education and highlight the children’s perspective in the context of creative learning aproach.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.