Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região do vale do Itajaí – Amplificar

Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região do vale do Itajaí

Resumo

Essa dissertação teve como objetivo geral investigar estratégias didáticas utilizadas pelos regentes em três coros universitários da região do Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos foram: discutir a prática coral em uma perspectiva de educação musical; refletir sobre o ensino musical na prática do canto coral e mais especificamente no canto coral universitário; identificar as principais estratégias didáticas adotadas pelos regentes para o desenvolvimento da prática musical dos corais e; verificar conteúdos musicais abordados na prática de corais universitários participantes da pesquisa. O trabalho situou-se no âmbito da pesquisa qualitativa sob o desenho de um estudo multicaso e as técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas semiestruturadas, observações sistemáticas e entrevista por estimulação de recordação. Os dados coletados foram divididos em seis categorias – atividades iniciais, ensaio de música nova, ensaio de música conhecida, ensaio para apresentação, organização do tempo e do espaço e utilização de recursos materiais – e foram analisados à luz da literatura específica da área do canto coral e também do campo da didática. Os resultados da pesquisa apontam uma série de estratégias didáticas utilizadas pelos regentes no desenvolvimento de suas atividades, evidenciando a singularidade e riqueza dos contextos investigados.

This dissertation goal was to investigate teaching strategies used by conductors in three university choirs in the Vale do Itajaí region, in Santa Catarina state, Brazil. Specific objectives were: to discuss the choir practice from the perspective of music education; reflect on the musical education in the choir practice and more specifically in the university choir; identify the main teaching strategies adopted by the conductors for the development of choral practice and; verify musical content covered in the practice of university choirs participating in the research. The work is situated within the qualitative research on the design of a multi case study and the techniques of data collection used semi-structured interviews, systematic observations and interviews by stimulation of remembrance. Data were divided into six categories – initial activities, studying a new piece, rehearsing old pieces, preparing a performance, organizing the time, space and use of material resources – and analyzed in the light of the literature of the choir area and also in the field of didactics. The results indicate a number of didactic strategies used by conductors in the development of activities in the respective choirs, evidencing the uniqueness and richness of the investigated contexts.

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