As pièces de clavecin en concert de Jean-Philippe Rameau e a escrita para cravo obbligato na França no início do século XVIII – Amplificar

As pièces de clavecin en concert de Jean-Philippe Rameau e a escrita para cravo obbligato na França no início do século XVIII

Resumo

Nos séculos XVII e XVIII os clavecinistes utilizaram características composicionais do alaúde para gerar uma linguagem própria para o cravo, explorando e criando novas possibilidades de composição que se perpetuaram de geração em geração, ampliando e inovando o repertório do instrumento. Por meio de compositores como Jean-Joseph Cassanéa de Mondonville (1711-1772) e Jean-Philippe Rameau (1683-1764) estabeleceu-se um novo tipo de escrita para cravo obbligato que permitiu que o instrumento obtivesse destaque maior em um ensemble, compartilhando muitas vezes a função de solista junto com outros instrumentos melódicos. A partir das publicações dos compositores mencionados, seguiram-se inúmeras obras para cravo obbligato acompanhado de outro instrumento. Neste trabalho é apresentada uma reflexão sobre essa mudança de escrita cravística principalmente a partir das Pièces de Clavecin en Concert de Jean-Philippe Rameau, publicadas em 1741, e é realizada uma breve contextualização sobre características composicionais do alaúde para um melhor entendimento da tradição da linguagem do cravo.

In the seventeenth and eighteenth centuries the clavecinistes adopted compositional characteristics form the lute to generate their own language for the harpsichord, exploring and creating new possibilities of compositions that have perpetuated from generation to generation, expanding and innovating the repertoire of the instrument. Through composers like Jean-Joseph Cassanéa de Mondonville (1711-1772) and Jean-Philippe Rameau (1683-1764), a new type of written-out part for the harpsichord was developed, allowing the instrument to be featured in higher registers in the ensemble, frequently sharing solos with another melodic instrument. From the publications of the composers mentioned, many others have followed with compositions for obbligato harpsichord accompanied by other instruments. This research presents a reflection concerning the change in the writing of the harpsichord mainly from the Pièces de Clavecin en Concert by Jean-Philippe Rameau, published in 1741, and also a brief contextualization about composi tional characteristics of the lute, to give a better understanding of the tradition of the harpsichord language.

Durante los siglos XVII y XVIII los clavecinistes utilizaron características composicionales del laúd para generar un lenguaje propio en el clave, explorando y creando nuevas posibilidades composicionales que se perpetuaron de generación en generación, ampliando e innovando el repertorio del instrumento. Por medio de compositores como Jean-Joseph Cassanéa de Mondonville (1711-1772) y Jean-Philippe Rameau (1683-1764) se estableció un nuevo tipo de composición para clave obligado que permitió que el instrumento obtuviera un destaque mayor en un ensemble, compartiendo muchas veces la función de solista junto con otros instrumentos melódicos. A partir de las publicaciones de los compositores mencionados, se siguieron innúmeras obras para clave obligado acompañado de otro instrumento. Esta investigación presenta una reflexión sobre ese cambio en la escritura composicional del clave principalmente a partir de las Pièces de Clavecin en Concert de Jean-Philippe Rameau, publicadas en 1741, y, por otro lado, una breve contextualización sobre las características composicionales del laúd para obtener un entendimiento mejor de la tradición del lenguaje del clave.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.