A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert – Amplificar

A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo investigar as sonatas para guitarra compostas e publicadas na cidade de Viena nas primeiras décadas do século XIX. Trata-se de um conjunto de vinte obras, escritas por quatro compositores: Simon Molitor, Wenzeslaus Matiegka, Anton Diabelli e Mauro Giuliani. O estudo envolve uma discussão sobre a sonata enquanto gênero e forma, questões históricas e sociais, análise formal e estilística de cada uma destas obras e aspectos comparativos em relação a obras de outros compositores do mesmo período, tais como Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert. Uma sonata de cada compositor é analisada extensivamente e as restantes são comentadas nas suas características sobressalentes.

The aim of this dissertation is to investigate the sonatas for guitar that were composed and published in Vienna in the early XIXth. Century. There are twenty works, written by four composers: Simon Molitor, Wenzeslaus Matiegka, Anton Diabelli e Mauro Giuliani. This study includes discussions about the sonata as genre and as form, social and historical issues, stylistic and formal analysis’ of all these works, as well as comparative aspects in relation to other works of the same period written by composers such as Haydn, Mozart, Beethoven and Schubert. From each of the four composers of the so natas for guitar, one sonata is fully analyzed and the others are commented in their most important characteristics.

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