"Transformar Música": o conhecimento pedagógico do conteúdo de um professor de violão – Amplificar

"Transformar Música": o conhecimento pedagógico do conteúdo de um professor de violão

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como um professor de violão organiza, adapta e representa o seu conhecimento musical e técnico-instrumental de modo a transformá-lo num conteúdo apreensível e compreensível para os seus alunos. Foi estudado o caso de um professor que atua há 29 anos numa escola de música em Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante a observação de aulas e também por meio de uma entrevista semiestruturada e de uma entrevista de estimulação de recordação. A fundamentação teórica está principalmente nas concepções de Shulman sobre o conhecimento pedagógico do conteúdo e sobre os processos de transformação, através dos quais o conteúdo deixa de ser um elemento que compõe o repertório pessoal de conhecimentos do professor para tornar-se algo compreensível por outros. A tipologia dos conteúdos adotada por Zabala e as discussões de Tardif relacionadas à constituição do “saber-fazer” e do “saber-ser” dos professores foram também relevantes fundamentos teóricos neste trabalho. Os resultados mostraram que as peças violonísticas trabalhadas nas aulas constituem, ao mesmo tempo, fim e meio. Há, por um lado, o objetivo de que elas passem a compor o repertório aprendido pelo aluno e, por outro, uma utilização das mesmas para o desenvolvimento instrumental e musical do estudante. Por meio delas, foram abordados conteúdos como funções harmônicas, condução de vozes no instrumento e atitude crítica diante da partitura. A representação desses conteúdos se deu de várias formas, com demonstrações, explanações, analogias e metáforas. O aspecto da adaptação aos alunos foi bastante valorizado pelo sujeito nas entrevistas. A experiência docente apareceu como um importante fator de constituição da capacidade de compreender as características dos estudantes e suas dificuldades, além de possibilitar a avaliação crítica de saberes provenientes de outras fontes, dentre as quais se destaca a formação violonística. Esta última foi obtida em aulas de violão vivenciadas na condição de aluno, onde o sujeito aprendeu grande parte dos conteúdos que ensina e teve contato com práticas pedagógicas específicas para esses conteúdos.

The objective of this research was to investigate how a guitar teacher organizes, represents and adapts his musical and instrumental knowledge in order to transform them into an apprehensible and comprehensible content to his learners. It is a case study of a teacher who for 29 years has been working at a music school located in Santa Catarina state, Brazil. Data was collected by observation of classes and also by a semi-structured and a stimulated recall interview. The theoretical framework is mainly the conceptions of Shulman about the pedagogical content knowledge and about the processes of transformation, by which the personal repertory of a teacher’s own comprehensions becomes a content that others can comprehend. The typology of contents adopted by Zabala and Tardif’s discussions related to the constitution of teachers’ “know how” and “know how to be” were also relevant theorical grounds in this research. The results showed that the guitar pieces studied in the classroom constitutes at the same time means and goals. The learning of these pieces is a goal but at the same time they are used as pedagogical material for student’s musical and instrumental development. Through them, the teacher approaches contents such as harmonic functions, melody conducting with the instrument, and a critical attitude towards the musical text. The representation of these contents took place in various ways, as demonstrations, explanations, analogies and metaphors. Adaptation to the learners was highly valued by the teacher in the interviews. Teaching experience appeared as a main factor in the estabilishment of his capacity to understand the characteristics of the students and their difficulties. Experience also made possible a critical evaluation of his knowledge received from other sources, among which the guitarristic training stands out. This background was obtained with guitar classes when the teacher was a student. At that time, he learned a great deal of the contents he now teaches and could experience, as a student, the specific pedagogical practices that these contents involve.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.