Música e educação infantil: formação de profissionais atuantes em Brasília – Amplificar

Música e educação infantil: formação de profissionais atuantes em Brasília

Resumo

A presença da música na Educação Básica tem sido tema de discussão na área de Educação Musical e envolve temáticas relacionadas às politicas educacionais, às concepções de ensino de música, às práticas pedagógico-musicais, às funções da música na escola, às políticas e ações formativas. Dentre elas, a formação de professores tem se mostrado temática atual no contexto político e educativo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo investigar a formação de profissionais que trabalham com a Música em instituições de Educação Infantil em Brasília (DF). Mais especificamente pretendeu-se 1) identificar a vivência e a formação musical dos profissionais; 2) conhecer sua experiência docente e 3) identificar as fontes de informação e conhecimento que complementam e atualizam a formação dos profissionais. O aporte teórico constituiu-se no conceito de formação docente (formação inicial e desenvolvimento profissional), orientações teóricas na formação docente e fases da carreira dos professores. A metodologia da investigação adotou uma abordagem mista, quali-quantitativa e foi caracterizada como um estudo descritivo. A coleta de dados ocorreu em dois momentos: por meio do questionário auto-administrado, com questões abertas e fechadas com 13 profissionais que trabalham com a música em instituições de Educação Infantil em Brasília (CRE Plano Piloto/Cruzeiro); e aprofundamento dos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com nove profissionais. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo e são apresentados e discutidos em três eixos temáticos: a) formação dos profissionais; b) atuação dos profissionais e c) relações entre formação e atuação. Os resultados da pesquisa revelam que a formação musical dos profissionais que trabalham com a música na Educação Infantil na cidade é diversificada, assim como a escolaridade, que envolve desde ensino médio completo à especialização completa. Verificou-se que a orientação prática com enfoque tradicional e a orientação técnica são predominantes na aprendizagem docente desses profissionais. Os dados revelaram que a maioria dos profissionais encontra-se no início da carreira docente, sendo a pré-escola o principal ambiente de sua atuação; e apenas alguns afirmaram trabalhar em creches. Dentre as necessidades formativas, os profissionais destacaram uma formação com enfoque reflexivo sobre a prática na Educação Infantil.

The presence of music from Primary Education until High School has been a discussion subject in the field of music education and involves issues related to educational policies, the conceptions of music education, pedagogical and musical practices, the functions of music in school, and even policies and training actions. Amongst them, the training of teachers has shown current issues in the political and educational context. On this matter, the present study aimed to investigate the training of professionals who work with Music in Early Childhood Education institutions in Brasilia (DF). More specifically we sought to 1st) identify the musical experience and training of professionals, 2nd) know their teaching experience and 3rd) identify sources of information and knowledge that complement and update the training of professionals. The theoretical bases is set within the concept of teacher training (initial training and professional development), theoretical orientations in teacher education and career stages. The research methodology adopted a qualitative and quantitative mixed approach, and was characterized as a descriptive study. Data collection occurred in two phases: 1) through a self-administered questionnaire with open and closed questions with 13 professionals working with music in early childhood education institutions in Brasilia (CRE Plano Piloto/Cruzeiro) and 2) deepening of data by semi-structured interviews with nine professionals. Data were subjected to descriptive statistical analysis and content analysis are presented and discussed in three topics: a) training of professionals, b) work of professionals c) relationships between education and performance. The research results reveal that the musical training of professionals working with music in Early Childhood Education in the city is diverse, as well as schooling, which involves everything from conclusion of high school to complete specialization. It was found that the traditional approach with practical guidance and technical guidance are prevalent in these professionals’s learning process. The data revealed that most professionals are in the beginning of their teaching career, being preschool the main environment chosen by them. Just a few affirmed working in daycare centers. Amongst their training needs, these professionals highlighted a reflective focus on practice in Early Childhood Education.

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