Música e educação entre os Guarani em Aracruz, Espírito Santo – Amplificar

Música e educação entre os Guarani em Aracruz, Espírito Santo

Resumo

Esta dissertação tem como foco a relação música/mborai (cântico sagrado Guarani) e educação/escola/nhãbo atxa arandu (transmissão de saberes Guarani) nas aldeias Guarani Tekoa porã (Boa Esperança), Piraqueaçu (Rio de Peixe Grande) e Boapy Pindo (Três Palmeiras) localizadas em Aracruz no ES. Para isso foi preciso fazer um levantamento da história do grupo em questão, um estudo de suas características mais evidentes e dos problemas que enfrentam atualmente, como o não reconhecimento de seu direito a terras, e o preconceito da população da cidade em seu entorno com relação às comunidades indígenas. Apesar de estarem divididas em três aldeias os Guarani que habitam o município de Aracruz fazem parte da mesma família e dividem a mesma história. Um dos objetivos dessa dissertação é destacar conceitos nativos de educação Guarani, educação escolar diferenciada Guarani, música e música Guarani no município de Aracruz – ES, e abordar o modo como a escola tem sido utilizada pela comunidade como um dos locais de transmissão e afirmação de seus saberes e a forma como a música está presente nas formas de transmissão de saberes, fazendo assim um estudo sobre a memória cultural e a relação entre música e educação nas aldeias de Aracruz no Estado do Espírito Santo.

This dissertation focuses on the relationship between music / mboraí (sacred song Guarani) and education / school / nhãbo atxa Arandu (transmission of knowledge Guarani) in villages Guarani Tekoa porã (Boa Esperança), Piraqueaçu (Rio de Peixe Grande ) and Boapy Pindo (Três Palmeiras) located in Aracruz in Espirito Santo. For this it was necessary to survey the history of the group in question, a study of its most salient features and problems that faced today, such as the non-recognition of their right to land, and prejudice in the population of the surroundings city in relation to indigenous communities. Despite being divided into three villages the Guarani who inhabit the municipality of Aracruz are part of the same family and share the same story. One of the goals of this dissertation is to highlight natives concepts of Guarani education, school education differentiated Guarani, Guarani music and music in Aracruz - ES, and addressing how the school has been used by the community as a local broadcast and contention their knowledge and the way the music is present in the forms of transmission of knowledge, thus making a study of cultural memory and the relationship between music and education in the villages of Aracruz in Espírito Santo State.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.