Música e dislexia: uma revisão integrativa – Amplificar

Música e dislexia: uma revisão integrativa

Resumo

Quando se trata de aprender música, a tendência da maioria das pessoas é fazer uma associação com a aprendizagem da teoria musical e da prática de um instrumento. Logo, surge o questionamento: “se um disléxico tem dificuldades com leitura e escrita, como a música poderá ajudá-lo?” A resposta para esta pergunta vai além da questão da leitura e escrita: devese levar em consideração a multiplicidade das dificuldades que um disléxico pode ter, que vão desde uma memória de curto prazo deficiente às dificuldades na organização e seqüenciamento da ortografia. Neste sentido, aulas de música talvez possam colaborar para o desenvolvimento global do indivíduo, na busca de uma qualidade de vida satisfatória. O objetivo deste trabalho é elaborar uma revisão integrativa sobre dislexia e música, através de coleta de dados, análise e discussão do material encontrado. Com isso, pretende-se responder à pergunta norteadora: qual o efeito da Música em sujeitos com dislexia? O material utilizado para esta pesquisa foi coletado em bases de dados online, a partir de palavras-chaves, livros e outras publicações. Fez-se a leitura e o resumo dos textos escolhidos para a revisão sistemática e, a partir daí, a análise crítica dos resultados encontrados. Concluiu-se que o processo de musicalização do indivíduo melhora o desenvolvimento motor, fonológico e psicológico do disléxico, contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória.

People usually connect music learning with theory and musical instrument practice whenever they think about music. It comes up with a question: “If dyslexic learner has difficulty in reading and writing how can music help him”? The answer goes beyond reading and writing matter. It should take into account the multitude of difficulties held by a dyslexic one. It ranges from a disabled short term memory to organizational difficulties and spelling sequence. In this sense, music classes may help learners to overall growing toward an aimed quality of life. This paper aims at developing an an integrative review on dyslexia and music, through data collection and discussion analysis of the material available. It intends to answer the crucial question: What is the effect of music on individuals with dyslexia? The material used for this research was collected in on-line databases through keywords, books and other publications. Reading and summary were done among texts chosen for systematic review and, thereafter, it was performed the critical analysis of the results. It was concluded that the musicalization process improves motor development, psychological and phonological capacities of a dyslexic individual. It lastly contributes to a satisfactory quality of life.

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