Muiraquitã: o Festiva Internacional de Música de Câmera do Pará - os 10 primeiros anos (1988-1997) – Amplificar

Muiraquitã: o Festiva Internacional de Música de Câmera do Pará - os 10 primeiros anos (1988-1997)

Resumo

A partir da década de 1970, o estudo da música em Belém do Pará, teve um crescimento significativo com ampliação dos cursos de instrumentos. Consecutivamente, a criação da Fundação Carlos Gomes, na década de 1980, veio impulsionar ainda mais a formação de novos músicos profissionais paraenses e o avanço nas práticas musicais eruditas nessa cidade. A criação do Festival Internacional de Música de Câmera do Pará em maio de 1988, além de proporcionar a audiência de música de concerto sem pagamento de ingressos, levou à formação de um público para a música de concerto em constante renovação e o intercâmbio entre os músicos eruditos paraenses e de outras localidades do Brasil, e do exterior, revivendo práticas da época colonial paraense, quando a capital mantinha contato direto com a metrópole portuguesa e a música consumida em Belém vinha diretamente da Europa. Este trabalho apresenta a narrativa histórica da primeira década de realização do referido festival, de seus agentes realizadores, do seu repertório, da sua aceitação pelo público paraense e da renovação dada por ele no âmbito da música de concerto na capital paraense.

Starting in the 1970’s, the study of the music in Belém do Pará had a significant growth with the enlargement of the courses of musical instruments. The creation of the Fundação Carlos Gomes in the decade of 1980 gave a further impulse to the formation of new professional musicians in Pará and consequently to progress in the Art music practices. Then, the creation of the International Festival of Chamber Music of Pará in May of 1988, besides giving the public free concert music, it provided for the formation of a concert-music audience, which is in constant renewal, and for the exchange between paraenses concert musicians and from other places of Brazil, and abroad, thus re-enliving practices dating from the colonial paraense times when the capital had direct contact with the Portuguese metropolis and music consumed in Belém came directly from Europe. This work presents the historical narrative of the first decade of Festival’s accomplishments, of its enterpreneurs, its repertoire, its acceptance by the paraense public and of the renovation given by it to the concert music life in Pará’s capital city.

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