Modelagem interativa aplicada à síntese e espacialização no domínio microtemporal – Amplificar

Modelagem interativa aplicada à síntese e espacialização no domínio microtemporal

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre modelos interativos aplicados à síntese e espacialização sonora em tempo real. Mais especificamente, aborda sobre o desenvolvimento de métodos matemáticos e algorítmicos para geração e controle espacial de fluxos granulares através de parâmetros sonoros extraídos do sinal sonoro dos grãos. Abordamos inicialmente aspectos teóricos que fundamentam o campo da pesquisa proposta e, em seguida, apresentamos um modelo computacional desenvolvido para controle espacial de fluxos granulares. Discutimos primariamente acerca de elementos conceituais sobre a espacialização sonora, relacionados à escuta espacial, contextos históricos da espacialização na música, técnicas de auralização e sistemas de espacialização em tempo real e, em seguida, apresentamos um estudo sobre o domínio microtemporal como modelo de representação musical, abordando aspectos referentes à análise, síntese sonora e composição musical. Com base nestes estudos, desenvolvemos um software em Pure Data (PD) para espacialização de sons granulares em tempo real que denominamos GTSpat - Granular Timbre Spatialization. No modelo elaborado, um vetor de características extraído através de descritores acústicos é atribuído a cada grão, que por sua vez é virtualmente localizado na espacialização sonora em função do mesmo. Através de três distintas propostas interativas, criamos módulos interativos em que o usuário pode manipular diferentes propriedades da espacialização e da síntese sonora. Propomos ainda dois modelos de distribuição espacial automática dos grãos sonoros, baseando-se em estratégias adaptativas do sistema em função da interação proposta pelo usuário. Por último, apresentamos algumas aplicações artísticas que utilizam o sistema GTSpat como suporte para criação e que, deste modo, servem como mecanismo de avaliação das ferramentas desenvolvidas.

This dissertation presents a study on interactive models applied to the real time synthesis and sound spatialization. More specifically addresses on the development of mathematical and algorithmic methods for generation and spatial control of granular flows through similarities measures between the grains. Initially approached theoretical aspects underlying the field of proposed research and then present a computational model developed for spatial control of granular flows. We discuss primarily about conceptual elements on the sound spatialization, related to spatial hearing, historical contexts of spatial music, techniques and systems for real time auralization, and then present a study of microtemporal representation as support for analysis, sound synthesis and music composition. Based on these studies, we developed a software in Pure Data (PD) for real time granular spatialization called GTSpat - Granular Timbre spatialization. In this model, one feature vector extracted by audio features are assigned to each grain, which is virtually located in the spatialization as a function thereof. Via three distinct interactive proposals, we create modules that the user can manipulate the different properties of sound synthesis and spatialization. We also propose two models of the automatic spatial distribution of the grains, based on adaptive strategies of the system depending on the proposed user interaction. Finally, we present some artistic applications using the system for creating GTSpat as support and, thus, serve as a mechanism for assessing the developed tools.

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