Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade – Amplificar

Metapadrões como ferramenta para a composição musical: uma abordagem pessoal a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade

Resumo

Esta tese discute a utilização de metapadrões como ferramenta para a composição musical com formas abertas, partituras gráficas, improvisação, interação entre linguagens artísticas e eletrônica ao vivo, a partir do pensamento sistêmico e dos estudos da complexidade. Foca no papel da partitura em uma situação, em que um grupo de musicistas improvisa a partir de uma partitura com notação não-tradicional, procurando entendê-la como um processo complexo. Parte, assim, para o estudo de um caso específico na diversidade de práticas musicais, onde uma partitura é aceita por intérpretes como ponto de partida para uma performance musical. No Capítulo 2, procura entender a situação pela metáfora de um atrator estranho, a partir da Teoria do Caos, com dimensão fractal e dependência hipersensível das condições iniciais: não-linear, dinâmica, imprevisível, auto-semelhante, complexa — sendo estas, características de sua forma. Discute, nesse contexto, o papel de modelos. Fazendo um ziguezague entre forma e processo, observa a partitura através de três olhares, nos três próximos capítulos. No Capítulo 3, traz um primeiro olhar, que procura ampliar o entendimento da forma do processo para um entendimento de sistemas, feitos de partes em interação. A partir do pensamento sistêmico em Gregory Bateson, discute a abdução como ferramenta do pensamento (o papel de modelos, também como estórias e metáforas) e sua compreensão de padrões (patterns). Em seguida, analisa sua lista de seis critérios do processo mental, entendendo o sistema, suas partes em interação, como formado pelas musicistas e a partitura, na situação enfocada. Conclui que, nessa perspectiva, a partitura pode ser vista como um ponto por onde flui energia colateral para o sistema e veículo de metamensagens no processo. Faz uma crítica ao pensamento em hierarquias, em Bateson. No segundo olhar (Capítulo 4) procura voltar ao processo, analisando uma partitura que pressupõe a situação enfocada: Wu-Li, de Hans-Joachim Koellreutter. A análise aponta para um pensamento composicional interessado nas inter-relações dos gestos musicais no tempo, do qual apreende a possibilidade de se pensar em um padrão de interrelações entre padrões de inter-relações, um metapadrão. No terceiro olhar (Capítulo 5), procura entender mais da forma do processo, a partir dos estudos da complexidade: cadeias de retroalimentação, autorganização e o emergir, em sistemas da natureza daqueles discutidos no primeiro olhar. Faz uma crítica ao pensamento sistêmico. Tenta ultrapassar a formulação em hierarquias: propõe uma substituição do esquemático no pensamento sistêmico, por um pensamento diagramático, próximo ao entendimento do processo em Félix Guattari. Entende um metapadrão como ferramenta, e não-fórmula, de um pensamento composicional. O autor passa a analisar a utilização desse pensamento em suas próprias composições, com relação: ao uso da segunda pessoa do singular, às inter-relações entre tempo e notação, aos objetos e à inter-relação corporal. Compara o metapadrão a uma metáfora e a um diagrama, ao mesmo tempo retrospectivo e projetivo, e ressalta sua utilização no atravessar a membrana entre linguagens artísticas. Por fim, exemplifica o pensamento exposto na tese, descrevendo a elaboração: do algoritmo para a eletrônica ao vivo e da partitura de gosto de terra.

This dissertation discusses the use of metapatterns as a tool for musical composition with open forms, graphical scores, improvisation, interaction between artistic expressions and liveelectronics, from the point of view of systemic thinking and complexity studies. Focuses on the role of the score in a situation, where a group of musicians improvises from a score with non-traditional notation, trying to understand it as a complex process. It is the study of a specific case in the diversity of musical practices, where a score is accepted by interpreters as the starting point for a musical performance. In Chapter 2, tries to understand the situation through the metaphor of a strange attractor, from Chaos Theory, with fractal dimension and hypersensible dependency on initial conditions: non-linear, dynamic, unpredictable, selfsimilar, complex — these, understood as characteristics of its form. Discusses, in this context, the role of models. Through a zig-zag between form and process, in the next chapters, observes the score from three points of view. Chapter 3, the first point of view, tries to unfold the understanding of the form of the process, to an understanding of systems of interacting parts. From Gregory Bateson's systemic thinking, discusses abduction as a tool of thought (the role of models, also as stories and metaphors) and his concept of patterns. Analyses his six criteria of mental process, understanding the system, its parts in interaction, as encompassing the musicians and the score, in the situation in focus. Concludes that, in this perspective, the score can be seen as a point through which collateral energy flows into the system and as bringing metamessages to the process. The author criticizes Bateson's thought in hierarchies. The second point of view (Chapter 4) tries to go back to the process, by analyzing a score that presupposes the situation in focus: Wu-Li, by Hans-Joachim Koellreutter. The analysis points out to a compositional thought interested in the interrelations of musical gestures in time, from where the author apprehends the possibility of thinking in a pattern of interrelationships of patterns of interrelationships, a metapattern. Chapter 5 tries to understand more about the form of the process through the point of view of complexity studies: feedback chains, autorganization, emergence, in systems of the nature of those discussed in the first point of view. As a result of a critic to systemic thinking, tries to go beyond a formulation in hierarchies: proposes a substitution of the schematic in systemic thinking for a diagrammatic thinking, closer to the understanding of process in Félix Guattari. Understands a metapattern as a tool, and non-formula, of a compositional thought. The author analyzes his own use of this way of thinking in his compositions, in relation to: the use of the second person singular (you), the interrelationships between time and notation, objects and bodily interrelationship. Compares the metapattern with a metaphor and a diagram, at the same time retrospective and projective, and stresses its use in crossing the membrane between artistic expressions. In the last Chapter, exemplifies the thought presented in this dissertation, through his piece gosto de terra, describing the making off: of an algorithm for live-electronics and the score.

Diese Dissertation diskutiert die Verwendung des Konzeptes von ein metapattern, aus den Sichtpunkt von Systemtheorie und Komplexität, als Werkzeug des kompositorisches Denkens mit offene Formen, graphische Partituren, Improvisation, Interaktion zwischen künstlerischen Ausdrucksformen und Live-Elektronik. Fokussiert sich auf die Rolle eine Partitur mit graphische Notation, in einer Situation wo MusikerInnen aus ihren Ansatz improvisieren und versucht es als ein komplexer Prozess zu verstehen. Hier wird über ein spezifischen Fall in der Vielfalt der musikalischen Praxis diskutiert, wo eine Partitur von Interpreten als Ausgangspunkt für eine Aufführung akzeptiert ist. Den 2. Kapitel versucht diese Situation durch die Metapher einer seltsamen Attraktor von Chaostheorie, mit fraktalen Dimension und wo kleine Änderungen des Anfangszustandes zu völlig unterschiedlichen Verläufen führen: nichtlinear, dynamisch, unvorhersehbar, selbstähnlich, komplex, die als Eigenschaften der Form gesehen werden können. Die Rolle von Modellen kommt in Frage. In den nächsten Kapiteln werden drei Sichtpunkte gewählt, von denen man über die Partitur lernen kann. Diese werden in einem Zig-Zag zwischen Form und Prozess beobachtet. Der erste Sichtpunkt wird im 3. Kapitel dargestellt und versucht die Form des Prozesses, als ein System von Teilen in Interaktion zu verstehen. Die Teile des Systems sind die MusikerInnen und die Partitur. Ein Vergleich zu Bateson's [sechs] Kriterien des geistlichen Prozesses (mental process), führt zu ein Verständnis der Partitur als Punkt durch welchen kollaterale Energie im system einfließt und als Träger von Metanachrichten (metamessages). Über Gregory Bateson's systemisches Denken hinaus, werden Abduktion als Werkzeug des Denkens, die Rolle des Modells, auch als Erzählung und Metapher, sein Konzept von patterns diskutiert und sein hierarchisches Denken kritisiert. Der zweite Sichtpunkt, im 4. Kapitel, dreht sich nochmals zu den Prozess, durch die Analyse von Wu-Li, von Hans-Joachim Koellreutter, eine Partitur die als Beispiel der fokussierte Situation gilt. Dadurch wird die Idee von ein metapattern, ein pattern von Interrelationen zwischen patterns von Interrelationen begriffen. Kapitel 5 versucht, mehr über die Form des Prozesses durch den Sichtpunkt von Komplexität zu verstehen: Feedback-Ketten, Selbstorganisation, emergence (Aufkommen), in Systeme der Art, die in den ersten Sichtpunkt diskutiert werden. Durch eine Kritik zu systemisches Denkens und Bateson's Formulierung in Hierarchien, schlägt vor den schematischen in systemisches Denken, für ein diagrammatisches Denken, näher an das Verständnis der Prozess in Félix Guattari zu ersetzen. Versteht ein metapattern als Werkzeug, und nicht-Formel, ein kompositorisches Denken. Der Autor analysiert seine eigene Verwendung dieser Art des Denkens in seinen Kompositionen, in Bezug auf: die Verwendung der zweiten Person Singular (Du), die Zusammenhänge zwischen Zeit und Notation, Objekte und körperlichen Zusammenhänge. Vergleicht den metapattern mit eine Metapher und ein Diagramm, gleichzeitig retrospektiv und projektiv, und betont seine Verwendung in der Überquerung des Membran zwischen künstlerischen Ausdrucksformen. Den letzten Kapitel zeigt ein Beispiel wo die Ideen dieser Dissertation benützt waren: den Algorithmus für Live-Elektronik und die Partitur für sein Stück gosto de terra.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.