Metáfora e composição musical: aspectos semióticos do processo criativo – Amplificar

Metáfora e composição musical: aspectos semióticos do processo criativo

Resumo

Este trabalho propõe o estudo de processos de composição musical do repertório do século XX à luz do conceito semiótico de metáfora. Na primeira parte são discutidas algumas das abordagens teóricas acerca deste conceito, enfatizando-se as concepções relacionadas à semiótica peirceana e a determinados autores da filosofia da linguagem. Neste ponto, o objetivo é observar de que maneira a metáfora pode ser compreendida como operação semiótica de significação, que pode ser estendida a sistemas semióticos outros, para além da linguagem verbal. Na segunda parte da pesquisa, procura-se observar as implicações desta operação metafórica para a compreensão de processos de criação musical, notadamente relacionadas a praticas composicionais do século XX. Para tanto, são analisados aspectos dos processos criativos na música eletroacústica de Luc Ferrari - particularmente relacionados à questão da referencialidade na música acusmática; e na música instrumental de Tristan Murail - enfatizando-se a exploração de modelos na música espectral.

This works proposes the study of twentieth century music compositional processes in the light of the semiotic concept of metaphor. In the first part, some theoretical approaches on metaphor are discussed, notably the conceptions related to peircean semiotics and to some authors of philosophy of language. In this point, the objective is to observe how metaphor can be understood as a semiotic operation of meaning, which can be extended to different semiotic systems, beyond verbal language. In the second part of the research, we intend to observe the implications of metaphoric operation within processes of twentieth century compositional practices. Therefore, some aspects of the creative processes are analyzed; first in the electroacoustic music of Luc Ferrari (1929 - 2005) - mainly those related to the question of reference in acousmatic music; and also in the instrumental music of Tristan Murail - emphasizing the exploration of models in spectral music.

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