Memorial descritivo de composição musical para o disco conceitual Olhar – Amplificar

Memorial descritivo de composição musical para o disco conceitual Olhar

Resumo

Esta dissertação apresenta o memorial descritivo de composição musical para o disco conceitual Olhar. A realização desta composição foi fortemente influenciada pelos discos conceituais compostos nas décadas de sessenta e setenta do século XX, por bandas do chamado "rock progressivo". Embora inspirada por discos de rock progressivo, as composições apresentadas neste trabalho estão inseridas no contexto estético da música contemporânea de concerto, aproveitando somente algumas características estilísticas do rock progressivo. Além disso, as composições aqui apresentadas foram realizadas com a utilização de suportes tecnológicos, resultando em uma produção de música gravada, que não tem o intuito de ser executada ao vivo, proporcionando assim que todas as fases de produção do disco (composição, gravação, edição, mixagem e masterização) ficassem sob a responsabilidade do compositor. A narrativa extra-musical escolhida para a realização do conceito do disco foi o conto Olhar de Rubem Fonseca. A construção conceitual deu-se sem a utilização da linguagem, pois todas as composições apresentadas no disco são exclusivamente instrumentais ou eletroacústicas. Foram compostas peças musicais que tivessem um caráter expressivo relacionado a cada uma das passagens do conto escolhidas para a composição. Assim, o objetivo principal deste trabalho composicional foi o de criar caracteres musicais relacionados com carga emocional contida no conto pela consecução de objetivos estéticos que remetessem a tais emoções.

This dissertation presentes the descriptive memorial of a musical composition from the concept album Olhar. The composition process was strongly influenced by the concept albuns of the "progressive rock" bands from the sixties and seventies. Although inspired by progressive rock albuns, the compositions presented in this work are included in the contemporary concert music aesthetic context, with only some characteristics of progressive rock. In addition, the compositions presented here were made using technology support, resulting in a recorded music production that doesn't have the purpose to be played live, providing the composer theres ponsibility of all stages of the album production (composing, recording, editing, mixing and mastering). The tale Olhar, by Rubem Fonseca, was the extra musical narrative chosen for the realization of the album's concept. The concept was built without the use of language because all the album's compositions are exclusively instrumental or electroacoustic. The musical pieces have na expressive character related to each of the tale's passages chosen for the composition. Thus, the main goal of this compositional work was to achieve the aesthetic objective relating the musical character with the tale's emotional character.

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