Jeux d'eau: “O belo, a poética e a mímesis no simbolismo pianístico de Ravel” – Amplificar

Jeux d'eau: “O belo, a poética e a mímesis no simbolismo pianístico de Ravel”

Resumo

A obra para piano de Maurice Ravel, Jeux d’eau, foi marco criador no início do séc. XX, e fomentou uma estética musical conhecida mundialmente como Impressionismo. Quais os recursos de composição usados e recriados por Ravel nesta composição, e como criar uma sonoridade impressionista ao piano? Estas são algumas das questões propostas no presente trabalho, tanto quanto o discurso de grandes intérpretes sobre o que é um som “bonito”, qual a função do pedal para as obras deste período, e como gerar associações miméticas em busca de uma das mais importantes ferramentas para o intérprete: a imaginação sonora.

Ravel’s piano piece Jeux d’eau was, at the beginning of the twentieth century, a compositional milestone. It fostered a musical aesthetics known worldwide as impressionism. What compositional resources were used and recreated by Ravel in this composition, and how to make the piano sound impressionistic? These are some of the questions proposed in this dissertation, along quotations by great interpreters of what constitutes a “beautiful” sound, what function has the pedal in the works of the period, and how to generate mimetic associations in search of one of the most important tools to the performer: the sound imagination.

 

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